Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICA MONETÁRIA
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Banco Central do Brasil: missão, macroprocessos e funções
3. Instrumentos de política monetária
4. “Sistema Banco Central de Expectativas de Mercado”
5. Taxa básica de juros
6. Compra e venda de títulos públicos no mercado aberto
7. Recolhimentos compulsórios
8. Redescontos
9. Reservas bancárias
10. Metas para a inflação
11. Os bancoscentrais & a estabilidade
12. Liberalismo, intervencionismo & neoliberalismo
13. Política monetária & desenvolvimento (Armínio Fraga)
14. Responsabilidade fiscal
15. Despesa & investimento
16. Carga fiscal & poupança interna
17. Controle da inflação (Antonio Palocci)
18. Inflação & crescimento (Henrique Meirelles)
19. “Consenso de Washington”
20. “Consenso de Washington Ampliado”
21. FMI &globalização
22. FMI & Brasil
23. Perspectivas brasileiras
24. Conclusão
[pic]
1. Introdução
O objetivo desta monografia é mostrar a política monetária seguida pelo Banco Central do Brasil (BCB).
O BCB adotou como missão garantir a estabilidade da moeda e, para o cumprimento dessa missão, escolheu o regime de metas para a inflação. Ele utiliza os instrumentos de política monetária para fazer atrajetória da inflação convergir para as metas estabelecidas.
Também é objetivo desta monografia evidenciar a relação da política monetária com a política cambial e a política fiscal.
2. Banco Central do Brasil: missão, macroprocessos e funções
Por força de obrigações assumidas na Conferência de Bretton Woods, o Brasil criou em 1944 a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC). A Lei nº4.595, de 31.dez.64, transformou a SUMOC no BCB.
“O BCB tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e do Sistema Financeiro Nacional.” (BANCO CENTRAL DO BRASIL. Planejamento estratégico. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2003).
São macroprocessos do BCB: 1º) a formulação e gestão das políticas monetária e cambial, compatíveis com as diretrizes do Governo Federal; 2º)regulação e supervisão do Sistema Financeiro Nacional; 3º) administração do sistema de pagamentos e do meio circulante.
Para atingir os objetivos propostos nos macroprocessos, considerando o conjunto de atribuições legais e regulamentares, as funções do BCB são: 1ª) formulação, execução e acompanhamento da política monetária; 2ª) controle das operações de crédito em todas as suas formas; 3ª)formulação, execução e acompanhamento da política cambial e de relações financeiras com o exterior; 4ª) organização, disciplinamento e fiscalização do Sistema Financeiro Nacional e ordenamento do mercado financeiro; 5ª) emissão de papel-moeda e de moeda metálica e execução dos serviços do meio circulante.”
3. Instrumentos de política monetária
São os principais instrumentos de política monetária do BancoCentral do Brasil: 1o.) a fixação da taxa básica de juros; 2o. ) as operações de compra e venda de títulos no mercado aberto; 3o.) o recolhimento compulsório sobre os recursos à vista, os depósitos a prazo e os depósitos de poupança; 4o.) as operações de redesconto com os bancos.
4. Sistema Banco Central de expectativas de mercado
Com o objetivo de obter subsídios para suas decisões de políticamonetária, o BCB coleta diariamente as expectativas do mercado para a evolução das principais variáveis macroeconômicas brasileiras. Ele iniciou a pesquisa de expectativas de mercado em maio de 1999. O conhecimento da evolução das expectativas de mercado é imprescindível para a gestão da política monetária.
Hoje a pesquisa é realizada pelo “Sistema Banco Central de Expectativas de Mercado” (BANCOCENTRAL DO BRASIL. Sistema Banco Central de expectativas de mercado. Disponível em . Acesso em: 08.set.2003), no qual o processo de coleta, realizado “on-line”, envolve 88 “logins”, sendo 73 instituições financeiras (59 bancos, 8 “asset managers” e 6 corretoras). Esse sistema gera relatórios diários para os membros do Comitê de Política Monetária (COPOM), além do “Relatório de Mercado”,...
tracking img