Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?




R: Para os mercantilistas a riqueza consistia no acumulo de metais preciosos e para os fisiocratasconsistia em bens produzidos com a ajuda da natureza como a lavoura, a pesca e a mineração.




2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?R: Adam Smith. Suas principais idéias são: a produtividade decorre da divisão do trabalho, e essa, por sua vez, decorre da tendência inata da troca, que finalmente, é estimulada pela ampliaçãodos mercados. Sendo necessário ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas.




3) O que diz a teoria das vantagens comparativas?Quem foi seu autor?




R: A teoria das vantagens comparativas diz que o comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção. Seu autor foi David Ricardo.4) Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio keynesiano da demanda efetiva?




R: Na lei de Say a oferta cria a sua própria procura destacando o papel dademanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego. No principio keynesiano o nível de produção nacional de uma economia é determinada pela demanda agregada ou efetiva.




5) Expliquesucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.




R: Monetaristas: privilegiam o controle da moeda e um baixograu de intervenção do Estado.

Fiscalistas: recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do estado.

Pós-keynesianos: enfatizam o papel daespeculação financeira e da intervenção do Estado na economia.

Marxista: acreditava no trabalho como determinante do valor, mas era hostil ao capitalismo competitivo e à livre concorrência....
tracking img