Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP







Daiane Neves Stephen - RA 351998
Viviane Souza Machado - RA 374069
Leila Nacif - RA 352002
Tais Paes Leme Ladeira - RA 368519
Cleide Soares O. de Carvalho - RA 372069Eduarda Cristina G. Pinto RA 356736










ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL















MACAÉ
2012

RELATÓRIO DE ÉTICA




1- INTRODUÇÃO



A ética é um dos temas que se destaca nos dias atuais, principalmente no mundo das organizações empresariais, mediante o fenômeno daglobalização e suas múltiplas faces dentre as quais se destaca a competitividade. No campo das empresas, o impacto da ética se faz sentir sobremaneira, porque amplia a noção de funcionário para colaborador, aquele que a despeito de suas individualidades deve se inserir em um coletivo, com o comprometimento necessário para contribuir para o desenvolvimento pleno da empresa.
Esta postura envolve um conjunto devalores éticos e morais que vai desde o mais simples colaborador até a gestão da empresa, pois os gestores, na atualidade, não cumprem apenas o papel de gerenciar, admitir e demitir. Cabe a estes a motivação da equipe, a valorização das pessoas, o conhecimento de sua equipe de trabalho.
Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades, conceitos,políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar todos os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Ética faz parte dessa nova estrutura, alguns dos desafios do RH é também, encontrar pessoas qualificadas e capacitadas, lidar com as pessoas, motivar as pessoas, espírito de liderança.
















2- DESENVOLVIMENTO

2.1- ÉTICA, MORAL E LEI :A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. São as noções e princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
A ética tem sido entendida sob diversas concepções.Para Reale "Ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos". Maximiano define a ética como "a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação de pessoas e organizações, é a disciplina que dispõe sobre o comportamento adequado e os meios de implementá-lo, levando-se em consideração os entendimentos presentes na sociedade ou em agrupamentos sociaisparticulares.
Por moral se compreende o conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura que são importantes para que se possa viver bem nesta sociedade. Sem este código moral, existiria uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento das vontades e necessidades de cada um.
Para garantiro cumprimento deste código de ética e moral, existe a lei, que em um sentido formal: representa todo o ato normativo emanado de um órgão com competência legislativa, quer contenha ou não uma verdadeira regra jurídica, exigindo-se que se revista das formalidades relativas a essa competência.


2.2- A DIFERENÇA ENTRE ÉTICA, MORAL E LEI:

A moral tem um caráter prático imediato, restrito,histórico, relativo enquanto a ética procura justificar a moral, seu objetivo. Apesar de terem um fim semelhante: o de auxiliar o ser humano na construção do seu caráter de forma positiva, boa, integra; a ética e a moral são muito distintas, porque a moral tem um caráter prático imediato, por ser parte integrante do dia – dia das sociedades, influenciando posturas, discursos, juízos e opiniões....
tracking img