Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Variável fluxo é aquela que é apurada em um determinado período de tempo. Assim, por exemplo, o PIB de uma país é uma varável fluxo, pois é um agregado apurado em um determinado exercício financeiro e comparado com o anterior.

Variável estoque é aquela apurada continuamente. Assim, o déficit público (que é uma variável fluxo) contribui para a agregação da dívida pública, uma variáveltipicamente estoque.
São exemplos de variáveis FLUXO:

- Consumo de bens e serviços
- Salários pagos
- Lucro das empresas
- Compras de Materia prima
- Renda paga pelos fatores de produção
- Exportações/Importações
- Nascimentos/óbitos
- Emprestimos/amoritzações

Variáveis ESTOQUE:

- Estoque de mercadorias
- Capital social
- População
- Dívida interna
- Quantidade de moeda emcirculação
- Preços correntes
- Taxa de câmbio

2) A Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo, com períodos de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços da economia e o crescimento do produto, as taxas de inflação e desemprego, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Trata ainda com as flutuações a curto prazo que constituem o ciclo de negócios. Políticasfiscais, monetárias, cambiais e creditícias. Lida com o estoque de dinheiro em circulação, a balança comercial, variações nos preços e salários, exportação e importação, etc.

A Microeconomia economia atua no âmbito dos consumidores e/ou das empresas (ou indústria se preferir). Lida com as preferência dos consumidores e a utilidade que essas preferências lhe conferem a qual podemos traçar suasescolhas. Lida com a demanda de mercado de um determinado bem ou serviço, com a quantidade do bem que a firma deve ofertar, a quantidade do bem que a indústria deve ofertar (relativa a cada empresa que produz o mesmo bem, a seu preço e a sua demanda). 

3) A condição ceteris paribus é usada na economia para fazer uma análise de mercado da influência de um fator sobre outro, sem que as demaisvariáveis sofram alterações. Ex: Terra – Espaço físico onde a remuneração é o aluguel, não se leva em conta as outras variáveis que influenciariam na renda como localidade, IPTU entre outras. Capital, todo bem destinado à produção de outro bem/serviço geralmente temos maquinas e equipamentos. A remuneração também é conhecida como aluguel. Trabalho (mão de obra ): cria valor, sua remuneção é o salário.4) Capital é um fator de produção que representa o potencial de produção, ou seja, o poder ou a capacidade de algo ser transformado em um bem ou serviço. Não representa um bem ou serviço no presente, mas o estoque de bens econômicos heterogêneos – máquinas, terras, matérias-primas – capaz de reproduzir bens e serviços (fluxo de riquezas). Seu conceito está ligado com o de investimento, porexistir um custo de oportunidade. Capital, se entende por estoque de riquezas acumuladas, destinadas à produção de novas riquezas (materiais e imateriais) e ao aprimoramento dos demais fatores de produção. Formação Bruta de Capital Fixo é o processo pelo qual se acumulam os estoques de capital. Os fluxos econômicos que conduzem à formação bruta de capital fixo denomina-se investimentos brutos. Osconceitos econômicos de investimento e de formação de capital encontram-se, assim, interassociados. Investimentos Brutos e Formação Bruta de Capital Fixo são, praticamente, expressões sinônimas.

5) Curva de possibilidade de produção, é a fronteira máximo que a economia pode produzir, dados os recursos produtivos escassos e a tecnologia disponível para as unidades produtivas. Tal curva mostra asalternativas de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos fatores de produção da economia. Pleno emprego dos fatores de produção é quando em uma economia todos os fatores de produção (trabalho, capital e insumos) estão sendo utilizados em sua máxima capacidade. Não há ociosidade na utilização destes fatores, por exemplo: não há mão-de-obra ociosa (desempregada). Lei dos Custos de...
tracking img