Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A ciência econômica analisa como a sociedade utiliza seus recursos, e cria soluções para resolver os problemas que possam surgir.Ela nos ajuda tentando amenizar os problemas cotidianos, nosfornecendo informações como por exemplo, as pesquisas de mercado.

2- Devido às necessidades ilimitadas do homem. A sociedade terá de escolher, dentre várias possibilidades de produção, quais produtosserão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas, ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços e como seus membros participarão da distribuição dosresultados da produção.


3- Os bens de capital são utilizados na fabricação de outros bens, por exemplo, as máquinas, equipamentos e instalações. Os bens de consumo destinam-se diretamente aoatendimento das necessidades humanas, como os alimentos e produtos de limpeza.
Os bens intermediários são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processoprodutivo, como os insumos, matérias primas e componentes.
Fatores de produção são os elementos utilizados no processo produtivo de todos os tipos de bens necessários a vida material.
4- Os elementosbásicos que compõem um sistema econômico são:
O estoque de recursos produtivos ou fatores de produção, que se incluem os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital a terra, asreservas naturais e a tecnologia.
O complexo de unidades de produção, que é constituído pelas empresas.
O conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais, que são a base daorganização da sociedade.
Os sistemas econômicos vigentes atualmente são:
Sistema capitalista ou economia de mercado, que é regido pelas forças de mercado, demanda e oferta.
Sistema socialista, ou economiacentralizada, ou ainda economia planificada. Que é regido através do planejamento, predominando a propriedade publica dos fatores de produção.
5- Mostra a capacidade máxima de produção da...
tracking img