Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa com postagem de arquivo: História do Pensamento Econômico
Professor: Paulo Adyr Dias Do Amaral

a) Explique porque Adam Smith utilizou a expressão “mão invisível” para fazer referênciaao funcionamento do mercado.
Resposta: O termo mão invisível que Adam Smith utilizou serve para descrever como uma economia de mercado, apesar da inexistência de uma entidade reguladora, acaba seauto-regulamentando alcançando um equilíbrio seguindo a lei da oferta e da procura. Smith explica que o maior obstáculo ao progresso econômico seria o intervencionismo do Estado na Economia; pois, assim,existiria a tal mão invisível que regularia o mercado. Para Adam Smith se o mercado fosse deixado em paz pelos governos ele se manteria sempre em equilíbrio. Para Smith, caberia ao Estado apenas oestabelecimento e a manutenção da justiça; a defesa nacional e a criação e a manutenção de certas obras e instituições públicas que não fossem de interesse privado.

b) Explique porque a divisão dotrabalho aumenta a eficiência econômica.
Resposta: Porque os seres humanos diferem uns dos outros quanto a suas habilidades natas ou adquiridas. Em um certo estágio do desenvolvimento de suascomunidades, os indivíduos percebem que podem satisfazer melhor as suas necessidades ao se especializar, ao se associar e ao trocar, em vez de produzir, cada um de maneira autônoma, aquilo que precisa consumir.Existe semelhança dos indivíduos em sociedade com diversas sociedades humanas e nações, que também se especializam, como exemplo o Brasil, especializado na produção de Grãos.

c) “De acordo com osFisiocratas existe uma ordem natural que governa a economia”. Diante dessa afirmativa, explique por que os fisiocratas defendiam o liberalismo econômico.
Resposta: Porque no liberalismo econômico ateoria é a de que todos podem alcançar o mais alto nível de prosperidade de acordo com seu potencial, aplicando seus valores, atividades e conhecimentos, com o maior grau de liberdade possível, em...
tracking img