Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
David Ricardo

David Ricardo nasceu em Londres, em 18 de abril de 1772. Foi o terceiro filho de um judeu holandês que fez fortuna na bolsa de valores, com entrou 14 anos entrou para o negócio do pai, para o qual demonstrou grande aptidão. Com 21 anos rompeu o laço que tinha com sua família, convertendo-se ao protestantismo unitarista e em seguida se casou com uma quacre. Mesmo após romper olaço com sua família e com sua religião David prosseguiu suas atividades na bolsa e em poucos anos ficou rico o bastante para se dedicar somente à literatura e à ciência, especialmente matemática, química e geologia.

Após a leitura das obras do compatriota Adam Smith, principal teórico da escola clássica com “The Wealth of Nations” (A riqueza das nações,1776), David Ricardo começou ainteressar-se pela economia. Em seu primeiro trabalho, “The High Price of Bullion, a Proof of the Depreciation of Bank Notes” (O alto preço do lingote de ouro, uma prova da depreciação das notas de banco,1810), David procurou mostrar que a inflação que então ocorria se devia à política do Banco da Inglaterra, que não restringia a emissão de moeda. Ricardo ganhou grande prestígio quando um comitê indicado pelaCâmara dos Comuns concordou com seus pontos de vista.

Teoria do Valor – Trabalho

Pode – se lembrar que para Smith o trabalho era a única medida inváriavel de valor, mas para David Ricardo o valor da troca das mercadorias era determinado pela quantidade de trabalho necessário à sua produção e não dependia da abundância, mas sim do maior ou menor grau de dificuldade na sua produção ficando,assim, conhecida por “teoria do valor do trabalho incorporado”. Segundo a teoria de Ricardo os preços das mercadorias são, então, proporcionais ao trabalho nelas incorporado. Para ele a teoria dos preços não é mais do que uma teoria de preços relativos, ou simplesmente de razões de troca entre diferentes mercadorias.

Afirmava que para que um bem tivesse valor de troca era essencial que eletivesse utilidade, embora esta não seja uma medida de valor. Tendo utilidade os bens derivam seus valores de sua escassez e da quantidade de trabalho necessário para obtê – los.

A escassez explica o valor de troca das mercadorias não reprodutíveis (Por exemplo um objeto de arte tem valor pela sua escassez e não pela quantidade de trabalho que lhe está inerente), enquanto que a quantidade detrabalho explica o valor de troca de mercadorias reprodutíveis. Ao ver de Ricardo a economia deveria preocupar-se com as mercadorias reprodutíveis, por serem estas a esmagadora maioria das mercadorias que se trocam em economia, por conta deste pensamento a escassez deixa de ser importante para a economia.

A influência dos níveis de sálarios e lucros sobre os valores de troca

Segundo Ricardo asdiferenças qualitativas entre trabalho da mesma duração refletiria nas taxas salariais que prevaleciam no mercado. Mas de maneira alguma essas diferenças afetariam os valores de troca.

Ricardo não pensou que as variações no nivel salarial teria influência no valores de troca. Uma mudança no nivel salarial afetará somente o nivel de lucros. Isto porque Ricardo, assim como Smith, concebeusalários e lucros como variando inversamente entre si. Somente a relação entre salários e lucros é que se modifica por uma alteração no nivel de salários e lucros.
Por mais que houvesse necessidade de haver diferenças entre espécies de trabalho, Ricardo acreditava que o capital era suficientemente móvel e que as oportunidades para seu emprego eram suficientemente competitivas para assegurar uma taxauniforme de lucro para a economia inteira, em longo prazo. Assim, o preço de qualquer bem compreenderia a mesma margem de lucro em todo o capital investido em sua produção, de modo que a as variações de lucro não são uma fonte de variações em valor de troca. Ricardo concluiu que as variações nos valores relativos dos bens são derivadas de variações nas quantidades de trabalho necessário para...
tracking img