Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Mercantilistas: No cumulo de riquezas, pois consideravam que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maiorfosse seu estoque de metais preciosos.
Fisiocracia: Consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como lavoura, pesca e mineração.
O mercantilismo foi um conjunto deteorias e práticas econômicas adotadas e desenvolvidas pelos governos europeus durante a fase do capitalismo comercial, na Idade Moderna. Entre as características gerais do mercantilismo, destacamos:
a)controle estatal da economia, característica básica e fundamental;

b) balança comercial favorável; O esforço era para exportar mais do que importar, desta forma os ingressos de moeda seriamsuperiores às saídas, deixando em boa situação financeira.
c) protecionismo; O governo de uma nação deve aplicar uma política protecionista sobre a sua economia, favorecendo a exportação e desfavorecendoa importação, sobretudo mediante a imposição de tarifas alfandegárias. Incentiva-se, portanto, a balança comercial positiva com outras nações. Eram criados impostos e taxas para evitar ao máximo aentrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria e manufaturas nacionais e também evitar a saída de moedas para outros países.*(Taxas alfandegárias são tributos cobradospelos governos de todos os países sobre produtos importados e exportados. A alfândega é uma repartição pública em que mercadorias exportadas e importadas são registradas. Os tributos cobrados sãodisciplinados por Leis, Decretos, Instruções Normativas, etc.)*
d) monopólio estatal: As colônias européias deveriam comercializar exclusivamente com suas respectivas metrópoles. Para as metrópolestratava-se de vender caro e comprar barato. Dentro desse contexto ocorreu o ciclo do açúcar no Brasil Colonial. e) Metalismo: O Metalismo é uma doutrina da fase inicial, que identifica riqueza de um país =...
tracking img