Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As redes sociais estão em alta dentre as preferências de acesso virtual do público brasileiro. A maioria das pessoas que acessa a Internet aqui no nosso país está em uma ou mais de uma rede social e não é estranho que nomes como Orkut, Windows Live, Twitter ou Facebook estejam em tamanha evidência nos principais meios brasileiros de comunicação.
O fato é que muitas pessoas talvez não entendamque a sociedade virtual é muito semelhante à sociedade real e que as regras de conduta são muito parecidas, exigindo-se os mesmos cuidados que temos quando nos relacionamos “por aí”. A diferença é que na sociedade virtual as pessoas sentem-se menos retraídas para dizerem o que pensam e esquecem que não serão duas ou três pessoas que lerão às suas expressões, e sim, um grupo muito maior. Uma redesocial virtual tem por objetivo que o indivíduo divulgue aos seus amigos as suas expressões e posicionamentos para que eles possam interagir mais e mais com o individuo remetente, por meio dessas expressões ou posicionamentos.
Ultimamente, alguns acontecimentos têm comprovado que muitos ainda não entenderam a influência que a mídia social pode acarretar na vida real. Isso pode ser percebido por meiode comportamentos incondizentes com a conduta do sujeito que carrega um nome a zelar perante o público que o acompanha ou que possui relações fortes no cotidiano, mas, mesmo assim, age imprudentemente pondo a perder um bom histórico social alcançado e boas relações antes conquistadas.
Adiante segue algumas considerações sobre alguns dos principais tópicos sobre este assunto:
What’s happening?:Esta é a pergunta inicial do microblog Twitter que faz as pessoas escreverem em 140 caracteres as mais variadas coisas, pensamentos ou acontecimentos. O cuidado aqui deve estar em divulgar coisas, acontecimentos ou pensamentos que não ofenda a alguem ou exponha, extereotipize ou macule a si próprio ou à própria imagem, parece simples, no entanto, muitas pessoas “caem na tentação” de escreveremtudo o que pensam e isso, às vezes, acaba não tendo uma boa repercussão (algumas vezes, até de forma oculta). Não exponha, por exemplo, os seus sentimentos íntimos ou opinião que ofenda a alguem do seu círculo de relacionamentos. Não tuite “mil vezes” por dia ou será considerado o “tagarela virtual”. Opte por não expor opiniões preconceituosas ou partidárias. Exprima algo que valha mais do que o fatode não se ter expressado.
Comunidades: Algumas redes sociais possibilitam que o usuário indique a que grupo eles pertencem (por isso é comunidade; um assunto é compartilhado em comum por várias pessoas). A linha entre a seriedade e a brincadeira nesse assunto é tênue, ou seja, pode parecer hilário participar de um grupo do tipo “Odeio isso ou aquilo”, entretanto, por exemplo, tenha cuidado noque as pessoas podem achar do que você gosta ou odeia ou como você posiciona-se em relação a determinados assuntos. O seu chefe, de um trabalho que começa logo cedo, hipoteticamente, não gostaria de vê-lo numa comunidade com os títulos: “Odeio acordar cedo”, “Odeio o meu chefe”, etc; e não somente o seu chefe; namorado(a), familiar, amigo(a) não gostariam de encontrá-lo numa comunidade com“filosofia aparentemente duvidosa”. Pense na vida real, as pessoas que lhe interessam aprovariam a sua presença em qualquer lugar?
Dados pessoais: A regra aqui é simples, contudo, deve-se observá-la. Não divulgue qualquer coisa na Internet que você não divulgaria fora do espaço virtual. O ideal é divulgar e-mail, MSN ou skype secundário; o principal deve ser divulgado para contatos relevantes. Não divulguedocumentos pessoais na Internet – em currículos esse item é desnecessário – a menos que a empresa exija obrigatoriamente. Gerencie cada campo que você tenha que preencher em um formulário, não é porque existem campos a serem preenchidos que você o deva fazê-lo.
Fotos pessoais: Fotos pessoais são registros dos lugares públicos ou particulares onde se esteve com ou sem alguem, ou seja, se o...
tracking img