Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Quais eram os principais objetivos do II PND?

Empossado em 1974, Geisel tinha o desafio de dar continuidade ao crescimento econômico, grande fator de legitimidade do regime militar, uma vez queera o diferencial do caso brasileiro, frente aos regimes latinoamericanos, que administravam economias estagnadas (como Uruguay e Argentina). A fração militar que assumira a presidência tinha umprojeto geopolítico de consolidar o país como potência, ainda que regional, e de abertura política “lenta, gradual e segura”.
A continuidade crescimento, no entanto, dependia da superação dos chamados“estrangulamentos estruturais” presentes historicamente na economia brasileira. Era necessário desenvolver o Departamento I (superando a forte dependência externa do país com relação a bens de capital,petróleo, produtos químicos, fertilizantes, etc) e enfrentar os aspectos da questão social, principalmente com o incentivo à agricultura voltada para a produção de alimentos.
Elaborado sob a orientaçãode João Paulo dos Reis Velloso, o II PND foi a mais ampla e articulada experiência brasileira de planejamento desde o Plano de Metas. A avaliação era de que a crise e os transtornos da economiamundial não eram passageiros e que as condições de financiamento eram favoráveis (taxa de juros ex antereduzidas e longo prazo para amortização). Assim, o II PND propunha uma “fuga para frente”, assumindoos riscos de aumentar provisoriamente os déficits comerciais e a dívida externa, mas construindo uma estrutura industrial avançada que permitiria superar conjuntamente a crise e o subdesenvolvimento.Tratava-se de uma alternativa ao ajuste recessivo como aconselharia a sabedoria econômica tradicional. As prioridades recairiam sobre o setor energético, por meio do aumento da prospecção de petróleoe da produção de energia elétrica e nuclear; sobre os setores siderúrgico e petroquímico; e sobre a indústria de bens de capital. Para tal, o governo contaria com o auxílio de empresas estatais...
tracking img