economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CONCEITO DE ECONOMIA

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”
Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciênciaestá intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.
A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quemproduzir. Cada vez mais, esta ciência é aplicada a campos que envolvem pessoas em decisões sociais, como os campos religioso, industrial, educação, política, saúde, instituições sociais, guerra, etc.
A palavra economia pode-se definir como a ciência que estuda como as sociedades usam os recursos escassos e os processos de produção, a troca ou intercâmbio e consumo de bens e de serviços. O que querdizer é que estuda o comportamento humano que deriva da relação existente entre as necessidades humanas e os recursos disponíveis que se precisam para satisfazê-las. Esta ciência ao estudar o comportamento humano e os recursos está relacionada com a ciência política geral das nações e, sobre tudo, à vida das pessoas
Analisando o termo, este deriva do grego cujo significado é “administração do larou a família”, por tanto, dentro da própria definição podemos intuir o seu significado na atualidade. O conceito de economia, por tanto, está em constante estudo e análise dos problemas dos humanos enquanto a que coisa produzir, que quantidade, para quem e quando fizer-lo. Para entender melhor isto podemos ver de forma mais exata a verdadeira função da economia, que consiste em dar os critériosmais racionais, depois de estudar o explicado anteriormente, para que os recursos existentes escassos sejam repartidos da melhor maneira possível e de forma eficiente.
Dentro da economia, existem duas principais: a microeconomia e a macroeconomia. A microeconomia estuda os comportamentos dos indivíduos (consumidores e produtores) e o mercado onde interagem. A macroeconomia estuda o resultado doscomportamentos desses indivíduos. A economia é usada em várias organizações humanas, sejam públicas ou privadas, além de domínios como finanças, agricultura, mercado de trabalho…
A economia é uma ciência complicada para os que não são expertos, mais os conceitos mais básicos dela são a oferta e a demanda. A oferta são os produtos e tem relação com a quantidade de produtores capazes de produzi-los. Ademanda está relacionada com os usuários que querem esses produtos e estão dispostos a pagar uma quantidade (preço) por eles num determinado tempo e dentro dos níveis possíveis de preços determinados pelos produtores. Dependendo do preço terá mais usuários ou menos. O ponto de união entre oferta e demanda é chamada equilíbrio de mercado.
O resultado da economia depende de quem ha estude porquenão é um valor fixo, sempre está mudando pelos diferentes fatores que intervierem no estudo.

2. QUESTÕES ECONÔMICAS BÁSICAS

2.1 O que produzir

Se os recursos são escassos e as necessidades ilimitadas então é preciso escolher o que produzir dentre várias alternativas concorrentes.


2.2 Como produzir

É preciso escolher a melhor combinação dos recursos escassos para uma maiorsatisfação das necessidades.


2.3 Quando produzir

É preciso escolher o melhor momento para produzir.


2.4 Onde produzir

Produzir perto dos consumidores (mercado) ou junto das matérias primas, avaliar os custos de transporte do produto finas e das matérias primas para melhor escolher a localização da fabrica.


2.5 Para quem produzir

É preciso saber qual é o mercado alvo, se é...
tracking img