Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A educação possui algumas funções diferentes, entre elas:

•Como função social, denota: auxiliar a criança em sua adequação no mundo real;
•Como função psicológica, significa: ajudar as crianças a mobilizar e aplicar suas forças físicas e psíquicas ás exigências da vida.

A boa educação é uma das maiores fortunas, mas saber educar é um dos maiores conhecimentos. A educação demanda muitocuidado, calma e sabedoria, porque ela influi sobre toda a vida. Com certeza você também já ouviu dizer que o ser humano é tudo ou nada, dependendo da educação que teve.

A educação começa com bons costumes. Pai e educadores devem orientar seus filhos e educandos sobre costumes relacionados com alimentação, vestuário, sono asseio, obediência e diversão. São estes costumes que formam as primeirasimpressões benéficas na formação do caráter de criança.

Não basta termos o cuidado de alimentar a criança e vesti-la bem, pois além dos cuidados físicos temos que ter também cuidados morais.A astúcia da criança exige vigília cotidiana. É no início da infância que temos que observar as reações e as tendenciosas da criança e nesta fase é fácil corrigi-la.

Com ajuda de vários fatores educativosa criança desenvolve sua própria personalidade. Ela poderá tornar-se fechada, desconfiada e agressiva quando não se sente compreendida; é provável que algumas de suas capacidades fiquem adormecidas por insensatez dos pais e/ ou educadores e outras que não tiveram desenvolvimento no tempo apropriado. O caráter da criança é desenvolvido conforme ela vai sendo educada. A partir do momento quemanifesta o poder da vontade, que é base da sua personalidade, pais e educadores devem vigiá-la, observando todos os seus passos, a fim de que num impulso qualquer fique livre para ir em busca de outros caminhos. Lembre-se a vontade da criança deve ser administrada e modelada, mas nunca descuidada.

No decorrer dos anos, observações baseadas em fatos vieram a revelar a inconveniência de tal educação,mostrando-nos que crianças e jovens, tão importantes como os adultos, devem em suas tendências ser tomados como personalidade e orientados dentro de normas sadias, respeitando-se suas predileções.

O que mais falta na criança e no jovem hoje é a vontade de obedecer tanto os pais quanto aos educadores.

À vontade deles é sempre indecisa, fraca, atrapalhada pela fragilidade do organismo, pelainstabilidade do pensamento. Estes necessitam de uma disciplina que os ajude a querer fazer o que é certo.

Estudiosos chegaram a conclusão de que não existe um método educativo que se possa chamar de modelo. A educação compreende princípios gerais de aplicação pouca profunda. Contudo, indo mais intensamente ao assunto, cada criança e jovem devem ser educados segundo suas tendências pessoais enaturais. É necessário que pais e educadores observem o desabrochar de sua inteligência fazendo com que devagar eles percam as más tendências e desenvolvam as adequadas. Todas as crianças e jovens possuem mentes flexíveis. Nunca devemos exigir obediência, sem antes fazê-los ver as razões.

A educação deve advir de casa. A família é o porto seguro. A casa é um lugar para chegar, ficar, refazer asenergias, é um local de hábitos, caráter e crenças de cada um. Podemos dizer que como vai a casa, vai a vida, porque tudo o que é bom para a família é bom para a vida. Educar criança e jovem é muito além de uma atmosfera de bem estar na casa O desenvolvimento da criança e do jovem na casa tem um lado construtivo, mas não é a totalização da educação deles. As crianças e jovens encontram nos pais umespelho em que sucessivamente se olham, buscam imitar-lhes todos os exemplos. O ambiente em que a criança e o jovem vivem e se desenvolvem é aquele que determina seus hábitos de pensamentos e comportamentos, moldando-lhes o caráter e os ideais.

A função da escola é o da construção de conhecimentos acrescidos de alguns valores, comprometendo-se com a formação moral e profissional do cidadão,...
tracking img