Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: Química Geral II Experimental
PROFESSORA: Leila Aguilera

CINÉTICA QUIÍMICA

Componentes:
1. Camila Nunes da Silva Ferreira
2. Daniel Andrade de Lira
3. Marcelo Jesus da Paixão
4. Nayara de Oliveira Brandão
5. Patricia Estrela da Silva Garcia




Salvador, 29 de abril de 2011
CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: Química Geral IIExperimental
PROFESSORA: Leila Aguilera




Assinaturas:

1.
2.
3.
4.
5.


Data de realização do experimento: 29/04/2011










1. INTRODUÇÃO
Reação química é a transformação da matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em umou mais produtos, assim, uma ligação química é criada ou desfeita. Diferentes reações ocorrem com diferentes velocidades; em algumas, o consumo dos reagentes e a formação dos produtos são tão rápidos que a reação é praticamente instantânea, em outros casos, a reação pode demorar meses ou até anos para ocorrer.
Cinética química é o estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que nelainfluem.
De um modo geral, para medir a velocidade de uma reação deve-se medir a quantidade de reagente que é consumido ou a quantidade de produto que é formado, por unidade de tempo. A velocidade média de uma reação química é a razão entre a variação da concentração molar e a variação do tempo.
Vmédia = ∆[C]/ ∆T
Ao calcular o [reagentes], nota-se que ele apresenta um valor negativo, pois aconcentração final é menor do que a inicial. Para evitar trabalhar com valores negativos, usa-se -P[reagentes] na expressão da velocidade média dos reagentes. Logo, a velocidade média de consumo dos reagentes é calculada por:

Vm dos reagentes = - ∆[reagentes]/ ∆T ou Vm dos produtos = ∆[produtos]/ ∆T

A velocidade instantânea de uma reação é dada pela razão da concentração por um determinadoinstante de tempo.
V instantânea = C/ T

Uma reação química tem a probabilidade de ocorrer apenas quando os reagentes se encontram. As reações ocorrem quando há colisão entre as moléculas dos reagentes, assim, as ligações intermoleculares são rompidas, havendo uma reorganização dos átomos, formando novas moléculas, isto é, as moléculas iniciais são quebradas e são formadas as moléculasfinais. De acordo com teoria da colisão, para haver reação é necessário que as moléculas dos reagentes colidam entre si, que a colisão ocorra com geometria favorável à formação do complexo ativado e que a energia das moléculas que colidem entre si seja igual ou superior à energia de ativação (energia mínima necessária para a ativação do complexo ativado*). Um aprimoramento da Teoria das colisões é aTeoria do complexo ativado, que admite que, no instante do choque, ocorre um progressivo enfraquecimento das ligações entre as moléculas iniciais e um fortalecimento das ligações entre as moléculas finais.
A frequência e a energia (violência) dos choques são muito afetadas pelo estado particular que se encontram os reagentes, pela temperatura em que se processa a reação, pela concentração dosreagentes, pelos catalisadores e pela pressão.
* Nos sólidos, quanto mais pulverizados forem os reagentes, mais fácil e rápida será a reação, pois haverá uma maior superfície de contato. Porém, isso não interfere na quantidade de produto formado. Normalmente, os reagentes em solução reagem de modo mais fácil e mais rápido que os reagentes sólidos.
* Um aumento da temperatura agita (energiacinética) as moléculas mais intensamente, aumentando a frequência e violência dos choques entre as moléculas reagentes e aumentando, consequentemente a velocidade da reação.
* Aumentando a concentração dos reagentes numa solução vai haver uma aproximação de suas moléculas, o que aumenta a frequência de seus choques o que, consequentemente, acelera a reação.
* Catalisador é a substancia que...
tracking img