Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento da oferta e da demanda
Em economia, a Lei da Oferta e Procura, também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, aprocura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, emfunção de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, atendência é o aumento do preço.
Demanda
É tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Temos que entender que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação detal, que seria caracterizado como consumo.
A demanda pode ser influenciada por vários fatores, como:

- O gosto do consumidor;

- A relação entre o preço do bem – quanto maior, menor será aprocura pelo mesmo;

- A relação de seu preço com o preço de bens substitutos. Ex.: o preço da manteiga e da margarina;

- A relação de seu preço e o poder de compra do consumidor.
Oferta
Aquantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. Depende de algumas variáveis:
- A quantidade ofertada de um bem;

- O preço deste bem;

- Opreço dos bens concorrentes a este;

- O custo de produção destes bens;

- A tecnologia empregada na fabricação destes produtos.

Assim, podemos ver que quanto há o aumento do preço de um produto,maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes deproduzi-lo.
Essas forças de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preço dos produtos seja regido pela oferta, que oferecerá pouco para o mesmo elevar-se, e pela demanda, que almejará muitos...
tracking img