Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características?
R: Chamamos essa forma extrema de competição de concorrência perfeita. A concorrência perfeita é uma indústria naqual:
a. Grande número de compradores e vendedores, de tal modo que nenhum deles, individualmente, possa influenciar o preço ao decidir vender ou comprar um produto. Essa condição é uma das principaiscaracterísticas da agricultura, devido ao grande número de produtores.
b. Produto homogêneo, de tal modo que o produto de uma firma seja essencialmente um substituto perfeito do produto de outrafirma. A facilidade de cópia de produtos está levando a homogeneidade dos bens e serviços. Um bom exemplo são os aparelhos de TV, que estão muito semelhantes, ao contrário de 20 anos atrás, quando haviaum fabricante que produzia aparelhos muito diferenciados. Ou seja, hoje está tudo muito igual.
c. Ausência de restrições artificiais à procura, à oferta e aos preços de qualquer produto queestiver sendo negociado. Ou seja, o governo não deve intervir no mercado.
d. Mobilidade de produtos e dos recursos, de tal modo que novas empresas possam entrar no mercado e os recursos possam sertransferidos para usos mais econômicos, isto é, para aqueles em que seus preços são mais elevados.
e. Perfeito conhecimento de todas as informações necessárias sobre os preços, processos de produção eação dos outros produtos, apesar de um aspecto não exercer influência sobre outro.
As quatro primeiras condições caracterizam a concorrência pura, ao passo que a concorrência perfeita exige também acondição de perfeito conhecimento das informações.
A agricultura, a pesca, a produção de celulose e papel fabricação de copos de papel e sacolas plásticas de compras, varejo de alimentos, revelaçãode fotos, serviços de jardinagem, encanamento, pintura e lavanderia em geral são todos exemplos de indústrias altamente competitivas.


2. Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma...
tracking img