Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

CONCLUSÃO ........11

BIBLIOGRAFIA 12

Introdução

Nesse trabalho iremos analisar as mudanças econômicas e tecnológicas, basear-se em demonstrações financeiras para saber o que acontece no mundo dos negócios. Fazemos um estudo sobre o tema oferta e procura e o impacto que ele causa nos preços das empresas.

Com informações obtidasatravés do PLT, onde nos da à definição de custo de oportunidade que está relacionada aos custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa que não desembolso monetário, custos que são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo, porém estes custos não são contabilizados no balanço da empresa, trata-se de um conceito útil para o planejamento estratégico daempresa.
Uma cidade decide construir um hospital num terreno vazio de propriedade pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se, por exemplo, a possibilidade de construir um centro desportivo, ou um estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidade.
Com R$ 8 milem caixa, em 2006, o investidor poderia comprar uma TV de plasma de 42 polegadas, ou 400 ações da Petrobras. Passados quatro anos, se ele tivesse comprado a TV, qual seria o custo da oportunidade.
Com a curva de possibilidade de produção temos a noção da limitação de produtividade assim com esta noção as empresas se adaptam ao melhor método para se mover, podendo assim encontrar os problemas eobter a melhor alternativa para solucioná-los. A curva indica todas as possibilidades de produção potencial qualquer ponto que dobra a curva significa que a economia irá operar no pleno emprego, utilizando todos os fatores disponíveis.
Quando a produtividade aumenta ou diminui damos o nome de deslocamento de curva de possibilidade de produção, representa todas as possibilidades de produção ao máximocom todos os recursos disponíveis. Se os recursos forem escassos é necessário sacrificar parcialmente ou total outro bem qualquer, se forem utilizados todos os recursos disponíveis (pleno emprego).
Quando o ponto esta dentro da curva ela esta operando com capacidade ociosa (desemprego) e quando o ponto esta fora da curva não é possível à utilização de mais recursos que os disponíveis.
Pode-sedizer que a curva de possibilidade de produção CPP representa todas as possibilidades que podem ser atingidas com as tecnologias e os recursos existentes. Como exemplo real podemos citar um sítio de tamanho fixo com um número de trabalhadores fixo, neste sítio os ruralistas estão concentrados em produzir feijão e milho, se o ruralista utilizar toda a terra para cultivar milho, não haverá áreadisponível para o plantio de feijão, por outro lado, se ele quiser se dedicar somente à cultura de feijão, utilizando-se de todo o sítio para este fim, não poderá plantar milho, existirão é claro alternativas intermediárias, como a utilização de parte das terras para o plantio de feijão, ficando a fração restante para o plantio de milho.
Produto elástico é quando o produto tem eventuais variações nospreços, caso o preço aumente, o produto tem uma queda significativa, e quando há quedas do preço no mercado, aumenta o consumo durante essa variação elástica entre preços e consumo, em outras palavras os consumidores procuram substituir por outro similar ao mesmo.
Como exemplo pode-se citar os aparelhos celulares um produto totalmente elástico que ocorre uma grande substituição, por muitosmotivos como: problemas técnicos, surgimento de novos modelos entre tantos outros.
Produto inelástico é o produto que possui baixa sensibilidade com a variação de preços no mercado, a variação de seus valores não afeta sua procura sendo assim produtos insubstituíveis por outros, independente da variação de valores, pode-se substituir a marca mais não o produto em si.

Como exemplo real disto...
tracking img