Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia

Atividades Práticas Supervisionadas

Administração – 2ºsemestre

1 - Introdução

1.1 - Definição de Economia

Economia[1] é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo,esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

Segundo Vasconcellos (2008), Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivosescassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade a fim de satisfazer as necessidades humanas.

1.2 - Definição de Oferta e Demanda

A oferta se dá quando, encontra-se no mercado uma grande quantidade de produtos ofertados por diversos produtores em um determinado período de tempo. Para que a oferta ocorra, são analisados váriosfatores como: preço, custo de produção e objetivo dos produtores.

A demanda é a procura por produtos ou serviços que os clientes desejam consumir em determinado período de tempo. Nela, alguns fatores também influenciam na escolha dos consumidores como: o preço do produto, o preço dos outros produtos, a renda do consumidor e a preferência do cliente.

Podemos citar como exemplo a procurapelo Álcool Gel no ano passado, quando ocorreu a pandemia de gripe suína. A oferta (disponibilidade no mercado) era pouca em relação à procura (desejo de consumo) pela população que necessitava do produto. Quando isso ocorre, o preço do produto tende a subir, visto que, independente do preço, há interesse de compra pelos consumidores. Essa demanda foi temporária, ou seja, a procura pelo produtodiminuiu, uma vez que o surto de gripe foi controlado e uma vacina foi criada para conter o vírus.

2 - Desenvolvimento

2.1 - Análise de Casos Reais

Caso 1[2]:

Procura-se talentos financeiros. Tratar: região sul

Uma publicação da revista Amanhã em 14 de setembro de 2010, relata a escassez de profissionais nas áreas de finanças e controladoria na região sul do Brasil.Após a análise de uma consultoria, foi constatado que a oferta de profissionais experientes e com visão estratégica está muito baixa na região e que, no ano passado, dezenas dos executivos contratados vieram de outros estados.

A consultoria acredita que, um dos motivos para essa falta de profissionais está no desenvolvimento das empresas que, na maioria das vezes são familiares e até entãonão se preocupavam com a profissionalização da gestão. Foi visto também que esse problema não afeta apenas as grandes empresas, mas também as médias.

Segundo o consultor, "hoje essas empresas estão mais conscientes de que é necessário buscar qualificação para se diferenciar no mercado e sobreviver".

Análise do Caso 1:

Nesse caso, a oferta de emprego é maior do que a quantidade deprofissionais qualificados disponíveis no mercado para essa determinada função. Ou seja, há um desequilíbrio causado pelo crescimento das empresas da região que, não conseguiram acompanhar e investir na qualificação dos profissionais, absorvendo para os sócios da empresa todas as responsabilidades do setor financeiro e de controladoria.

Caso 2[3]:

Preço do álcool encarece 4,12%, masainda é mais vantajoso que a gasolina

Segundo o jornal Correio Brasiliense, o preço do álcool continua a subir mesmo durante a safra onde, tradicionalmente o preço sofre queda devido ao aumento da oferta do produto no mercado. Isso está acontecendo porque esse ano os produtores estão estocando mais quantidade de etanol para poder ofertar no período da entressafra.

Outro fator que...
tracking img