Economia e sociedade - max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia e Sociedade
Em 1913, Weber publicou um escrito intitulado “Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva”, primeiro esboço do seu método sociológico. Weber trabalhou neste volume até o final de sua vida, mas ele só foi publicado postumamente por sua esposa, Marianne Weber.
No primeiro capitulo desta obra, aparece o conceito fundante da teoria sociológica de Weber a categoriaação, considerado por ele o objeto da sociologia. . A ação é um comportamento humano ao qual os indivíduos vinculam um significado subjetivo e a ação é social quando está relacionada com outro indivíduo. A análise da teoria weberiana como ciência tem como ponto de partida a distinção entre quatro tipos de ação social:
1. A ação racional com relação a um objetivo: é determinada por expectativasno comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens e utiliza essas expectativas como condições ou meios para alcance de fins próprios racionalmente avaliados e perseguidos. É uma ação concreta que tem um fim especifico, por exemplo: o engenheiro que constrói um prédio.
2. A ação efetiva: é aquela ditada pelo estado de consciência ou humor do sujeito, é definida por umareação emocional do ator em determinadas circunstâncias e não em relação a um objetivo ou a um sistema de valor, por exemplo, a mãe quando bate em seu filho por se comportar mal.
3. A ação racional com relação a um valor: é aquela definida pela crença consciente no valor - interpretável como ético, estético, religioso ou qualquer outra forma - absoluto de uma determinada conduta. O ator ageracionalmente aceitando todos os riscos, não para obter um resultado exterior, mas para permanecer fiel a sua honra, qual seja, à sua crença consciente no valor, por exemplo, um capitão que afunda com o seu navio.
4. A ação tradicional: é aquela ditada pelos hábitos, costumes, crenças transformadas numa segunda natureza, para agir conforme a tradição o ator não precisa conceber um objeto, ou um valor nemser impelido por uma emoção, obedece a reflexos adquiridos pela prática
No ponto de vista de Weber a sociologia esta em busca de significado e dos motivos últimos que os próprios indivíduos atribuem as suas ações: é nesse sentido que a sociologia é sempre “compreensiva” (verstehen). O principal objetivo de weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a suaestrutura inteligível e não a analise das instituições sociais como propunha Durkheim. . A análise weberiana propõe que se deve compreender, interpretar e explicar respectivamente, o significado, a organização e o sentido, bem como evidenciar regularidade das condutas. Cabe a sociologia entender como acontecem e se estabilizam as relações sociais, os grupos organizados e as estruturas coletivas da vidasocial.

Com esse pensamento, ele não tinha a idéia de negar a existência ou a importância dos fenômenos sociais globais, dando importância à necessidade de entender as intenções e motivações dos indivíduos que vivenciam essas situações sociais. Ou seja, a sua idéia é que a sociedade como totalidade social é o resultado das formas de relação entre seus sujeitos constituintes. Tomando como pontode partida da compreensão da vida social o papel do sujeito, a teoria de Max Weber é denominada individualismo metodológico.

Sociologia Econômica

Durante a maior parte de sua vida acadêmica, Max Weber foi docente de disciplinas da área econômica. Desta forma, não é surpresa que Weber elabore uma sofisticada abordagem sociológica da vida econômica. Por esta razão, há até teóricos quedefendem que, em última instância, toda obra de Weber não passa de uma teoria econômica, qual seja, uma visão sócio-histórica da vida aquisitiva.

Na sua primeira fase, seguindo a tradição marxista, Weber tendia a ver o capitalismo como um fenômeno especificamente moderno. Já em sua “Ética Protestante" (de 1904), apesar de colocar em relevo os fatores culturais da gênese da conduta capitalista,...
tracking img