Fichamento - max weber - economia e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO – NOTURNO
DISCIPLINA: TEORIA DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
PROFESSOR: Dr. Fabrício Ricardo de Limas Tomio
ALUNO:Washington Palandri Sigolo


FICHA DE LEITURA


O texto em questão trata de conceituações básicas dentro do ramo da sociologia, detalhadas por Max Weber. A intenção é padronizar o discurso daSociologia empírica através das definições conceituais desenvolvidas no texto.
Inicia conceituando Sociologia enquanto uma ciência que se pretende ao entendimento interpretativo da ação social,explicando-a de forma causal no seu processo e nos seus resultados. A ação aqui referida diz respeito ao comportamento humano propriamente dito.
Ação social, portanto, diz respeito ao sentido pretendidopelo sujeito na sua relação com outros, orientando-se através do comportamento destes outros para sua continuidade de ações. O sentido aqui colocado diz respeito ao sentido subjetivamente visado peloagente, não se tratando de um sentido “correto”. Deve-se atentar para o fato de que os limites da ação com motivação racional e o comportamento meramente reativo são tênues.
O comportamento dosoutros atores sociais a que se refere o parágrafo anterior pode ser um comportamento passado, presente ou também futuro, ou seja, um comportamento que se espera de um agente. Quando o indivíduo orienta seucomportamento a partir de objetos materiais, não há ação social.
A ação social pode ser determinada de algumas formas. De modo racional, quando se refere a fins, considerados estes como sucesso oude modo racional, orientado por valores, independentemente do resultado. Pode ainda ser determinada de modo afetivo, com caráter emocional ou de modo tradicional, a partir de costumes mais ou menosimutáveis.
O autor ainda conceitua relação social quando uma miríade de agentes orienta reciprocamente seus comportamentos referentes a um conteúdo de sentido específico. Há aqui a probabilidade de...
tracking img