Economia e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões:
1) Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?
O preço relativo é a relação entre os preços de vários bens. O preço relativo é a relação entre os preços de vários bens.Por exemplo, se um produto de uma mesma categoria sofre uma porcentagem de desconto e o outro permanece com seu valor absoluto (real), o produto que teve o desconto, ou seja, que passou a ter umpreço relativo, terá um aumento na demanda em detrimento à diminuição da demanda do produto que não sofreu queda de preços. Esta variação é importante no momento da definição dos preços dos produtos,dentro da análise microeconômica.

2) O estabelecimento comercial pode ser conceituado sob duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.
Para a Economia, empresa ouestabelecimento comercial é a combinação dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.Para a doutrina jurídica, reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de direito, incluindo-se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa. Oempresário é, assim, o sujeito da atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo produtivo. A empresa,nesse contexto, é o complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica.

3) No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?

É dirigidoapenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda exercem, supondo que outras variáveis interfiram pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta. Adotando-se essa hipótese,torna-se possível o estudo de um determinado mercado selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos.

4) Qual o principal campo de atuação da Teoria Microeconômica?
A...
tracking img