Economia e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia e Mercado


Setores da Economia

A economia pode ser dividida em um conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva,
economicamente ativa e estão divididos nos três setores da economia, que são: setor primário, setor secundário e setor terciário.

Setor Primário

O setor primário está relacionado com o ramo de atividade de exploração da natureza, desenvolvimento daagricultura, pecuária e ao extrativismo ( mineral, vegetal, animal, caça ).
Esse setor produz o abastecimento das industrias tranformadoras. Este setor é muito vulnerável, pois ele é basicamente dependente dos fenõmenos da natureza, temos como exemplo o clima.

Setor Secundário

É o setor que atua no sistema industrial, processando a produção do setor primário .O setor secundário abrange aindústria e a todas as atividades de transformação de matéria prima em bens de equipamento ou consumo, além de promover a distribuição dos produtos em forma de atacado.

Setor Terciário

O setor terciário esta relacionado aos serviços. Este engloba também a comercialização dos produtos em geral e oferece serviços comerciais, pessoais ou comunitarios a terceiros. Atualmente o setor é bemdiversificado e o que mais cresce nas utimas décadas. Os principais tipos de serviço são as industrias de bens de serviços e os bens públicos. O setor é mais marcante nos países que tem alto grau de desenvolvimento econômico

Aplicação no supermercado Du' Montte

O supermercado Du' Montte abrangerá o setor terciário pois é um comércio, alimentará as necessidades variadas de consumos de nossosclientes. Para que haja determinados produtos para comercialização, nós dependemos dos dois primeiros setores. Do Primário será extraído as materias- primas para o nosso hortifruti, que são: verduras, frutas e legumes, e para o açogue: a carne. No setor secundário é onde é feito a transformação das materias-primas em produtos industrializados, como por exemplo: extrato de tomate, leite pasteurizado,fermentos, temperos e etc. Estes entre outros, serão comercializados no Du' Montte.

Fatores de Produção

A atividade economica numa sociedade é realizada com o propósito de traduzir bens e serviços que se destinem a satisfação das necessidades individuais ou coletivas de seus membros. A produção de bens e serviços exige a organização e a combinação dos fatores de produção existentes ádisposição da sociedade. Tais recebem o nome de FATORES DE PRODUÇÃO e agrupam- se em 3 itens:


Trabalho: é o nome dado trabalho humano, físico ou mental, e não o desempenho das máquinas na produção de bens e serviços.

Capital: é considerado os bens que não se destina à imediata satisfação do ser humano, mas que tem a função de facilitar a produção de utilidades econômicas. O capital no ponto devista econômico é representado pelas matérias primas, usinas, máquinas, ferramentas. O dinheiro ou o crédito, também é considerado capital, somente do ponto de vista comercial ou financeiro, representando a fonte do financiamento para a compra dos bens de produção: bens duráveis e transitórios.

Recuros Naturais: são os recursos naturais existentes na natureza, tais como floresta, recurosminerais, recursos hídricos etc. São os recursos utilizados pelos homens com a finalidade de criar bens. Como por exemplo temos a terra ( utilizada na agricultura) a água ( pode irrigar uma lavoura ou sob forma de queda d'água, fornecer energia eletrica) e etc.

Quando os três fatores estão em harmonia, a produção com certeza estará crescente, observamos na "terra" o fator originário com uma riquezaincalculável para o ser humano, com o "trabalho" conseguirmos os bens econômicos, e por fim vem o "capital", que só com ele pode se concluir o ciclo produtivo.

A sociedade vem evoluindo, com isso nasceu um novo fator de produção, defendido por muitos autores denominado de "empresa", que representa a organização econômica que tem a função de reunir ou combinar os fatores tradicionais da...
tracking img