Economia verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia Intermédia 2011/2012

Resumo do Paper

“Do Environmentalists Practice What They Preach?
Environmental Ideology as a Determinant of Voting and Private Consumption
Choice”

Matthew E. Kahn

Os comentários deverão estar organizados da seguinte forma:
Após a indicação do autor (ou autores) e do título do estudo e do nome dos estudantes, o trabalho deve estar dividido nasseguintes secções:
1 – Indicação dos objetivos do estudo.
2 – Apresentação das hipóteses tomadas pelo autor (ou autores).
3 – Que metodologia de estudo foi aplicada, devendo esta ser descrita.
4 – Apresentação das conclusões a que chegou o estudo com indicação da sua importância.
A apresentação em PPT não deve fugir a esta organização do trabalho e deve ser sóbria e competente.

OBJECTIVOS

Opaper estudado visa verificar se agregados familiares que residem em comunidades onde os votantes do Partido Verde (Green’s) estão sobre-representados consomem menos recursos que comunidades onde os votantes de Partidos “Não-Verdes” (Brown’s) estão sobre-representados. Ou seja, pretende-se testar se a ideologia política afecta as escolhas de consumo.

HIPÓTESES ASSUMIDAS

O Partido Verde temcomo principais prioridades a Justiça Social, Economias baseadas em Comunidade, a Responsabilidade Global e Pessoal, a Consciência Ecológica e o Desenvolvimento Sustentável. Politicamente, este partido tem uma raiz Democrata, estando por isso, ideologicamente, mais próximo do Partido Democrata do que do Republicano. Hipoteticamente, considera-se, então, que os votantes registados no Partido Verdesão mais propensos a serem ambientalistas do que indivíduos registados em Partidos “Não-Verdes”, não só por incorrerem em desutilidade devido ao conhecimento das externalidades causadas pela poluição associadas ao consumo, mas também devido ao efeito “warm-glow” (orgulho/reconhecimento social de serem cidadãos ecologicamente exemplares). Outras hipóteses serão assumidas no decorrer da aplicação dametodologia e consequentemente explicitadas.

METODOLGIA

Primeiramente, torna-se necessário a identificação dos dois grupos (“Greens” e “Browns”). A unidade básica de medida utilizada é a percentagem de votantes registados no Partido Verde na vizinhança de um indivíduo. Uma vez que a Califórnia é o estado dos EUA com a maior percentagem de “Greens” (cerca de 0,9%) em relação ao total devotantes registados, será a amostra escolhida para testar a hipótese. (Anexo 1)
Através de dados retirados do Berkeley IGS e usando um mapa Geocorr para detectar outros níveis de geografia disponíveis nos micro dados, torna-se possível juntar a cada conjunto destes uma medida de qual a percentagem de vizinhos locais registados como membros do Partido Verde. Para testar se esta variável mede aspreferências ambientais de uma comunidade, examinam-se os resultados do referendo de 1994, em relação à Proposição 185, que consistia no aumento do imposto sobre a gasolina e o investimento da respectiva receita no melhoramento dos transportes públicos e acessos rodoviários/estradas. Considera-se esta medida como Pró-Ambiental.

Prop185_Yesi= controls + b1*%Greeni + b2*%Democrati + Ui(Eq. 1)

Nesta regressão pretende-se testar se b1>b2>0, ou seja se os Democratas são mais propensos a votar pró-Verde que os Republicanos e se as comunidades maioritariamente “Green” são mais propensas a votar pró-Verde que os Democratas, sendo a variável dependente a percentagem de votos a favor da iniciativa. Considera-se a categoria omitida como sendo a percentagem devotantes registados no Partido Republicano. O resultado na Tabela 1 mostra-nos que um aumento de 1% na percentagem de “Green’s” provoca um aumento de “Yes” em 5,5 pontos percentuais, enquanto um aumento de 1% na percentagem de Democratas provoca um aumento de apenas 0,15 pontos percentuais. Consideram-se constantes o rendimento familiar e a densidade populacional que também estão correlacionados...
tracking img