Economia para engenheiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que você entende por economia?
É uma ciência social, ramo da sociologia que se preocupa com o uso e administração dos recursos com vistas a atender infindáveis necessidades humanas. Estuda a riqueza, sob o aspecto de sua produção tendo em vista seu melhor aproveitamento e rendimento máximo, dentro da ordem legal e moral. Tem como objetivo cuidar da formação da riqueza e do desenvolvimento como mesmo empenho como se dedica as questões ligadas a repartição da riqueza. É uma ciência que estuda as leis da produção, distribuição, acumulação e consumo de coisas. É o estudo dos homens tal qual como vivem, agem e pensam nos assuntos ordinários a vida.
- formação da riqueza
- crescimento e desenvolvimento econômico
- distribuição eqüitativa dos recursos
- preservação do meio-ambiente e daqualidade de vida
Quais as principais subdivisões da economia?
Economia descritiva – descreve acontecimentos do dia-a-dia, trata da identificação do fato econômico relacionado com as variáveis econômicas; ex.: jornais. Teoria econômica – conceitos de leis e princípios variados que seguem o funcionamento da ciência econômica, princípios de leis que regem o funcionamento da ciência econômica. Teoriamacroeconômica – repercussão ampliada taxa de juros, poupança, investimentos, consumos, etc., cuida do estudo agregativo da atividade econômica, ocupando-se de grandezas globais, com vista a determinação das condições de crescimentos e equilíbrio do sistema econômico. Teoria microeconômica – ramo da ciência econômica, voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo representadas pelosindivíduos e ou familiares, ou estudo das empresas e suas respectivas produções e custos ao estudo da produção e preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos. Repercussão produtiva ou de minuta. Cuida individualmente do comportamento dos consumidores e produtores com vistas a compreensão do funcionamento geral do sistema econômico. Política econômica – sujeita a interesses variados quandoposta em prática (políticos, religiosos, pessoais, financeiros, etc.), é a atuação deliberada do governo com objetivos de natureza econômica, consistente com outros fins não necessariamente econômicos, definido ao nível mais amplo da política publica, seus objetivos são crescimento e estabilidade. Economia positiva – quando nos encontramos no campo positivo nos interessamos por descrever, ou entãovalorizar determinado aspecto da realidade, preocupando-se com os fatores da forma que eles são ou segundo se apresentam. Economia normativa – quando nos deslocamos para o campo normativo, formulamos julgamentos e propomos; nos situando diante de um enfoque bem diferente do anterior procurando examinar ou propor como os fatores devem ser, é pratica e aplicada, esta relacionada com as práticaseconômicas.
A economia se relaciona com outras ciências?Quais?De que forma?
Sim. A economia se relaciona com a sociologia – é aquela que existe uma relação entre as oscilações econômicas e o comportamento social. Ex.: o aumento de juros. A economia e a historia – sempre os fatos históricos têm origem econômicas.Ex: Brigas por territórios, guerras etc. A economia e a geografia – a partir dos fatosmetodológicos sabem-se que a economia se desenvolveu. A economia, a matemática e a estatística – você pode manter uma formula que sirva para quantificar as variáveis econômicas (matemáticas) e através da estatística que se torna possível provar a falsidade ou a veracidade das hipóteses teóricas formuladas. A economia e o desenvolvimento – O interesse econômico move a tecnologia, ou seja, novasdescobertas de lucros.
Quais os principais empecilhos efetividade na pratica, da teoria econômica?
Formação de riqueza – um “leigo”, quando tendo acesso ao da economia ele poderá aumentar suas riquezas, etc. Crescimento e desenvolvimento econômico – além do desenvolvimento e crescimento avanços tecnológicos evitando desperdícios. Preservação do meio ambiente e da qualidade do meio ambiente e da...
tracking img