A engenharia civil na copa do mundo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A realidade da formação de engenheiros civis para as obras civis da copa do mundo no Brasil em 2014¹.
Diana Bárbara Portela Cruz²
Ediane Araújo³




RESUMO
Este paper tem como objetivo tentar compreender a realidade da formação de engenheiros civis, para atender a demanda das construçõespara a copa do mundo. Ao tratar do propalado tema da copa do mundo no Brasil em 2014, e do extraordinário aumento da demanda na área da construção civil, é necessário ressaltar a abrangência que tal debate possui dentro do meio social, não se restringindo, pois, a apenas uma copa, mas ao que ela trará para os brasileiros, em especial aos engenheiros, pois a construção dos projetos e a manutenção dosmesmos precisarão de profissionais qualificados, isso ressalta a importância do tema para todos os engenheiros para saber se existe a quantidade suficiente de engenheiros para atender a demanda solicitada.
Palavras-chave: Formação. Copa.




INTRODUÇÃO

Rumo à copa do mundo no Brasil em 2014, o país tem sofrido crescimentos consideráveis, devido à grande demanda para este mercado.Hoje o Brasil transformou-se em um grande canteiro de obras, e a busca de profissionais qualificados para trabalharem nas construções dos grandes estádios e na manutenção dos mesmos é enorme. Dessa forma, basta analisar se a quantidade de engenheiros civis é suficiente para atender essa demanda, levando em consideração a realidade vivida hoje no Brasil, como a escassez de Engenheiros Civis, deacordo com vários artigos, como a publicação da revista Época em 23/02/2011, afirmando que a falta de engenheiros no Brasil pode causar os atrasos da copa e dos outros programas do governo, como, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa Minha vida, o que pode trazer conseqüências para a economia brasileira, e para solucionar esses problemas rapidamente, uma das idéias foi a formaçãotécnica para engenheiros, mas essa idéia não foi aceita por todos.




1. DESAFIOS PARA SEDIAR A COPA DO MUNDO NO BRASIL EM 2014

Não podemos negar que a decisão de recebermos a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, trouxe muitas oportunidades, aumento da demanda na área da construção civil, entre outros. O que não se pode esquecer é que para atender essa demanda, é necessário várioasfatores que o Brasil precisaria inovar, ou até mesmo o país deverá pensar em várias soluções para os problemas que serão enfrentados, como por exemplo:


• Conclusão dos estádios no tempo correto, o que vai gerar escassez de mão de obra na construção civil, exigindo capacidade para entrega de serviços urgentes e feitos na hora.

• Colapso dos aeroportos, os atrasos em vôos irão gerar umamultidão de pessoas que terão que esperar sem ter o que fazer, com fome e sede, e buscar a solução por transporte alternativo.
• Atendimento de visitantes estrangeiros nas cidades sede, pessoas na cidade com pouco tempo e vontade de conhecer os principais pontos turísticos; a língua oficial será o inglês e do taxista ao cobrador de ônibus passando pelo balconista de lojas precisarão se comunicarcom estes turistas; pessoas com fuso horário diferentes circulando 24 horas pela cidade; pessoas procurando os mais diversos serviços rápidos como costura, lavanderia rápida, assistência técnica para produtos de última geração.
• Transporte urbano, as pessoas precisarão se deslocar de um lado para outro, em dias de jogo o acesso restrito em uma grande área no entorno do estádio.
• Comunicação eexpressão, em 2014 milhares de pessoas ficar procurando soluções para se comunicar com ferramentas que neste momento ainda nem foram lançadas no mercado, a busca constante por informações sobre a cidade, todos os serviços devem ser ofertados na internet e precisaremos de alguém que faça o site e divulgue na internet; as pessoas desejam se expressar chamado a atenção das câmeras das TVs portanto...
tracking img