Economia - neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os pensadores neoliberalistas: Hayek, Friedman, Buchanan e D. North
1- O neoliberalismo
Nascimento escola monetarista de Milton Friedman, defesa dos princípios econômicos do capitalismo.Defende a não intervenção do Estado na economia e abertura econômica para investimentos de multinacionais. Total liberdade de comércio (livre mercado) crescimento econômico e social do país, política deprivatização das empresas estatais, medidas contra o protecionismo econômico. Crenças dos pensadores neoliberais: crescimento econômico, queda da inflação, maior competitividade e desenvolvimentotecnológico. Desburocratização do Estado e contraposição aos impostos e tributos excessivos. Aumento da produção desenvolvimento econômico

2- Friedrich August von Hayek
Nascido na Áustria, emfamília de cientistas e acadêmicos. Participação na 1° Guerra Mundial serve como motivação para estudo da economia. Crítica ao socialismo, através de obras como ´´A ordem sensorial`` e ´´o caminho daservidão``. Formalizou o estudo do ciclo econômico, de Ludwig von Mises. Hayek x Keynes discussões sobre intervenção estatal.
3- Milton Friedman
Economista americano, formou-se em Matemática comdestaque em Economia pela Universidade Rutgers. 1976 Prêmio Nobel de Economia. Apresentou ideias que contestavam as propostas por Keynes, afirmando que a política deste em nada movimentava a economia eapenas gerava inflação. Defendia certa independência sobre o controle da economia, não acreditava na capacidade de um grupo de pessoas administrar eficientemente a politica monetária. Argumentava quea taxa de crescimento de uma economia poderia ser determinada pelo controle de dinheiro a ser impresso pelos bancos centrais (mais dinheiro impresso → mais as pessoas gastam). Defendia a inexistênciada relação inflação-desemprego, uma vez que a adição monetária não seria capaz de reduzir o desemprego permanentemente, apenas aumentaria a inflação (relação inversa da curva de Phillips).
4-...
tracking img