Neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre o Neoliberalismo. O resultado se materializa em uma ferramenta de gestão para aperfeiçoar os processos de economia e mercado. O foco central foi dirigido para as mudanças econômicas e políticas ao decorrer dos anos.
Neoliberalismo é o nome dado a uma doutrina que surgiu às vésperas da segunda guerramundial, do ponto de vista ideológico o neoliberalismo é uma reação aos ataques sofridos pelo liberalismo por parte dos intervencionistas e dos socialistas. Poderíamos chamar de uma doutrina econômica voltada a examinar os resultados das experiências de aplicação nos sistema de intervenção no mercado focalizando o mecanismo de preço. Mostrando ser impossível uma planificação integral, umaeconomia que de existe o governo como planejado central que estabelece o que deve ser produzido ou não e com quanto se dever produzir. Por outro lado em um regime que possa ser classificado como liberdade, o empreendedor faz seu calculo com base nos preços de diferentes fatores estabelecendo o preço de custo de seu produto e procurara determinar qual o preço de venda. O produtor irá fazer de tudo paraajustar o máximo possível à produção ao consumo, o preço forma-se de maneira livre, expressa a situação da demanda e da origem da produção. Percebemos que o neoliberalismo exige que haja intervenção do estado com o intuito de eliminar tudo o que possa obstruir o livre funcionamento do mecanismo de preço livremente formado. O estado deve combater os agrupamentos de produtores, esta função, atribuídaao estado é fundamental na doutrina neoliberal.












2. O que é neoliberalismo?

O neoliberalismo foi um agrupamento de pensamentos políticos e econômicos baseados no capitalismo que se destacou em 1970, a partir do economista Milton Friedman para amenizar e erradicar a crise econômica mundial de 1973, e sua inflação resultante da grande quantidade de impostos, altacobrança de taxas e outros.
Através do neoliberalismo percebe-se o incentivo a mudanças, o favorecimento ao progresso, a necessidade de remanejar gastos, a competição por privilégios entre autoridades sociais e governamentais. Estas percepções foram específicas nos diferentes países em que aconteceu.
O neoliberalismo sofreu forte oposição dos conservadores que defendiam a omissão total dogoverno em relação à situação econômica do país, o que foi bastante visível na década de 80, quando os neoliberais conseguiram reverter à política governamental dos Estados Unidos e do Reino Unido.
No Reino Unido, o estado se fez um mal necessário com restrição de limites além da formação do Partido Trabalhista e do Partido Conservador. Nos Estados Unidos, os Partidos Republicanos e Democratasque dominavam a política, tomando por base o liberalismo, se conflitavam em relação à posição do estado, pois os democratas acreditavam na ampla atuação do governo enquanto os republicanos defendiam a limitação da atuação governamental.
No Brasil, o neoliberalismo limitou a participação do estado em questões econômicas e o incentivou a ser pequeno, porém eficaz. É bastante semelhante aoneoliberalismo ocorrido nos EUA e no Reino Unido, pois resume o socialismo e o liberalismo.
O socialismo ruiu naquela região por edificar um governo para o povo e não do povo e com o povo. À democracia econômica (socialização dos bens e serviços, e distribuição de renda) não se adicionou a democracia política; não nos moldes do Ocidente capitalista, mas fundada na participação ativa dostrabalhadores nos rumos da nação. Tudo isso restrito a um único espaço: o mercado, equivocadamente adjetivado de “livre”. Nem o Estado escapa, reduzido a mero instrumento dos interesses dos setores dominantes, como tão bem analisou Marx. Sim, certas concessões são feitas às classes média e popular, desde que não afetem as estruturas do sistema e nem reduzam a acumulação da riqueza em mãos de uma...
tracking img