Economia mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho, surge no âmbito do estudo da disciplina de história, neste pretende-se fazer um breve resumo sobre a economia colonial em África. De salientar que após a ocupação efectiva de África verifica-se a instalação da máquina administrava em todos países africanos que foram colonizados precisamente após a conferência de Berlim.
Cada colónia apresentava uma forma deadministração das economias com base nas suas características.



Economia Colonial
O objectivo dos colonialistas era explorar os recursos africanos. Essa exploração teve ligeiras diferenças.
Na África ocidental os produtos de exportação eram, amendoim e óleo de palma, copra e, em menor quantidade, o café e as bananas.
Extraíam-se maioritariamente o alumínio, o carvão e os diamantes,enquanto o ferro, bauxite e outros minerais eram explorados em pequenas quantidades.
Na África oriental e central também predominavam as concessões agrícolas. Com excepção do Uganda os africanos não tinham grande importância na produção.
Na região centro equatorial, zona dos famosos conflitos entre a Bélgica e a França, Leopoldo II teve dificuldades para competir com o governo Francês. Em geral ascolónias costeiras eram as mais ricas do que as do interior.
Depois da crise dos anos trinta, as colónias serviram decididamente de fontes de rendimento para recuperar da crise. A separação das metrópoles e colónias durante a segunda guerra mundial forçou as colónias a desenvolverem indústrias alimentares e modernizarem as suas infra-estruturas para servirem aos países Europeus, cujas economiasestavam paralisadas devido ao conflito.

Actuação das diferentes potências coloniais
Colonização Francesa
As colónias Francesas, em geral, eram de grande extensão mas com o povoamento abaixo das colónias Britânicas.
A economia baseava-se na exportação de produtos agrícolas básicos obtidos por meios tradicionais e pela importação de bens de consumo.
As colónias eram financeiramente pobres e,por isso não tinham auto sustento, dependendo deste modo, dos empréstimos tomados à metrópole, pagáveis por décadas em juros menores 4 a 4,5%.

Os encargos do trabalhador
A situação do trabalhador africano, durante as crises, piorou, uma vez que o orçamento das famílias africanas não chegava sequer para sustentar o próprio trabalhador. Esse trabalhador era forçado a trabalhar por causa dostributos que tinham a pagar.
Havia prestação de serviços e culturas obrigatórias. A obrigatoriedade estendeu-se ao recrutamento de africanos para combaterem nas guerras mundiais.

A colonização Britânica
Os Britânicos não desenvolveram uma teoria colonial aplicada a todas colónias devido a diferença de costumes nas várias regiões e ao facto de haver objectivos diversos para as mesmas.

Osprincipais objectivos da colonização britânica foram:
• Obtenção de matérias-primas para alimentar as indústrias
• Exportação de produtos manufacturados
Em geral as colónias estavam em desvantagem porque tinham obrigatoriedade de exportar para a Inglaterra, mesmo que não oferecessem melhores preços enquanto a Inglaterra não era obrigada a importar das colónias, as colónias eram obrigadas a compraros produtos caros Ingleses.

Propriedade dos meios de produção
Até 1935 o principal meio de produção era o solo. Paralelamente ao solo, a mão-de-obra era tida como meio de produção. Os colonos europeus dispunham, de extensões imensas de terras férteis em detrimento dos africanos. As zonas de maior entrega de terras foram: Quénia, Rodésia do (Zimbabwe). Como consequência da distribuição deterras da BSAC foi feita com base em leis que dividiam as terras em categorias: umas pertencentes aos brancos e outras pertencentes aos negros.
Na África ocidental a situação foi diferente, na mediada em que as terras foram confiadas aos africanos. A África ocidental escapou a uma maior presença colona devido aos seguintes factores:
• Não abundância dos recursos naturais
• Sistema de plantação...
tracking img