Vida selvagem no deserto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O órix árabe (Oryx leucoryx), que em tempos se movimentou livremente por toda a Península Arábica, extinguiu-se como espécie em liberdade no início dos anos 1960. A sua área de distribuição naturalexacta nos EAU não é clara, mas encontravam-se provavelmente em Liwa e arredores, assim como nas planícies das montanhas.

A criação do órix árabe em cativeiro tem sido um êxito. Isto tornou-sepossível quando, por instruções do Sheikh Zayed, no princípio dos anos 1960, foram retirados alguns animais da última manada selvagem que restava. A espécie, que estava então à beira da extinção, tem agoraa sua continuidade assegurada. Pensa-se que existem, em colecções dos EAU, entre 3.500 e 4.000 exemplares, distribuídos por várias manadas. Em inícios de 2007, deu-se o primeiro passo num plano emgrande escala para libertar 100 animais da espécie em espaços selvagens.

Gazela das areias
A gazela das areias (Gazella subgutturosa marica), com um peso máximo de 22 quilos, é o segundo maiorantílope existente nos EAU. Embora considerada em grave perigo de extinção no meio selvagem, chegam ocasionalmente relatos, do sul do emirato de Abu Dhabi, da presença de pequenos grupos destas belascriaturas.

Gazela árabe
A gazela árabe (Gazella gazella cora) encontra-se nas planícies de cascalho, nos desertos e nas montanhas. A área de distribuição natural da espécie estende-se a todo oterritório dos Emiratos, exceptuando as áreas de areia muito macia do Liwa, nas quais apenas a gazela das areias se aventuraria. A gazela da montanha, que pesa apenas entre 10 a 14 quilos, tem um corpodelicado e consegue atingir velocidades de 65 quilómetros por hora se necessitar de escapar de um perigo. Também se encontra em grave perigo de extinção.

Cabra tahr árabe
Ao contrário da gazela árabe, acabra tahr árabe (Hemitragus jayakari) necessita de beber água diariamente. Este animal, em grave perigo de extinção, é um ágil trepador e só se encontra nas montanhas, em cujos picos escarpados...
tracking img