Iroko

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Claudia
Camila
Márcia





Iroko
O Orixa Tempo








a
Nilópolis
2011

Claudia Pinho
Camila Rondom
Márcia Polito Tranhaque





Iroko
O Orixa Tempo

Mine monografia apresentada junto ao curso de Arte
do professor Tadeu,como requisito para avaliação final.






Nilópolis
2011

Camila Rondom
Márcia Polito Tranhaque
Claudia PinhoIroko
O Orixa Tempo


Mine monografia apresentada junto ao curso de Arte
do professor Tadeu,como requisito para avaliação final.

Examinador

_____________________________
Tadeu






Nilópolis, de 2011.

Agradecimentos



































“Que bela invensão é ohomem”
Willian shakespeare


Resumo

Este trabalho tem como objetivo,discorrer sobre o Iroko o Orixa,na Mitologia Grega Cronos, na Mitologia Bantu Kindembu, mais conhecido no Brasil como 'Tempo', é um Nkisi ligado ao tempo cronológico e mitológico.
É o Nkisi das transformações o que guia o seu povo nômade através da sua bandeira branca, assim todos, por longe que esteja pode se unir aolíder, por que o mastro da sua bandeira é tão alto que pode ser visto de qualquer lugar. O que não deixa os caçadores perdidos (pois os Nkisis são, em sua natureza primeira todos caçadores e guerreiros, pois assim a aldeia e seus descendentes estariam garantidos). Nzara Ndembu (gloria ao tempo) ou Zaratempô.
Este é o menos sincretizado, embora muitos o concebam como Irôko/Loko, da mitologiaJeje/Nagô.
É representado, nas casas Angola e Congo, por um mastro com uma bandeira branca, também chamada de Bandeira de Tempo.
Kitembo é um nkisi raro com poucos filhos. Associado com o Iroko Yorubá é também visto como a Gameleira Branca, árvore sagrada.
tambem conhecido como Orixa Tempo,na Mitologia Bantu, Kimdembu,é um Nkisi ligado ao tempo cronológico e mitológico.Sumário






Introdução..........................................................
Desenvolvimento.................................................
Capitúlo 1...................................................
Capitulo 2...................................................

Considerações finais...........................................Bibliografia.........................................................















Introdução


Iroko (Chlorophora excelsa) – Árvore africana, também conhecido como Rôco,Irôco, é um orixá, cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje. Corresponderia ao Nkisi Tempo na Angola/Congo.
No Brasil, Iroko é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais denação ketu. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos. Para alguns, possui fortes ligações com os orixá chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiyê, Oxumarê. Para outros, está estreitamente ligado a Xangô. Seja num caso ou noutro, o culto a Irôko é cercado de cuidados, mistérios e muitas histórias.
Conhecido e respeitado na Mesopotâmia e Babilónia como Enki, o Leão Alado, que acompanha todosos seres do nascimento ao infinito; cultuado no Egipto como Anúbis, o deus Chacal que determina a caminhada infinita dos seres desde o nascimento até atravessar o Vale da Morte.
Também venerado como Teotihacan entre os Incas e entre os Maias como o Senhor do Início e do Fim; também presente no Panteão Grego e Romano, onde era conhecido e respeitado como Cronus, o Senhor do Tempo e do Espaço, queabriga e conduz a todos inexoravelmente ao caminho da Eternidade.









Kitembo

Oração ao Tempo

És um senhor tão bonito Quanto a cara do meu filho Tempo tempo tempo tempo Vou te fazer um pedido Tempo tempo tempo tempo... Compositor de destinos Tambor de todos os rítmos Tempo tempo tempo tempo Entro num acordo contigo Tempo tempo tempo tempo... Por seres tão inventivo E...
tracking img