Economia estamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento

A economia estamental surgiu na Idade Média, ela era separada por esferas dentro de uma sociedade porém era diferente das classes sociais como entendemos hoje. Na economia deestamento o que importa é o status social, os privilégios daquela classe, sendo assim o importante é sentir-se parte do grupo, esse tipo de esfera social produz pouca mobilidade social, ou seja, não épossível subir de classe simplesmente ficando rico ou tendo propriedades, como por exemplo a aristocracia, não era toda família rica que participava das decisões dos arisrtocrátas, era necessário sernascido em famílias com nomes reconhecidos ou ser um grande senhor da guerra, ou parte do clero.
Na época as classes eram dividídas em piramidês aonde no topo ficava o clero, pois eles representavam amaneira de pensar da época, eram os idealistas da sociedade e por isso eram considerados com um farol nas trevas. Logo abaixo vinham os nobres, os senhores da guerra e seus vassalos e na base da pirâmideo povo que pagava por todas as luxúrias que as classes dominantes usufruiam.
A principal diferença entre as classes sociais modernas e a economia estamental é impossibilidade de subir nessa escalada pirâmida. Uma família de plebeus jamais se tornaria uma família de nobres e mesmo que por feitos de guerra um plebeu se torna-se rico ele não seria considerado um nobre, pois os próprios nobresnão os aceitariam como iguais, portantos ele ganhava dinheiro porém não ganhava o status necessário para ser inserido naquele ramo da sociedade. Hoje com as classe como conhecemos que se baseiam napropriedade privada e nos bens financeiros em geral é possível uma pessoa subir da classe C para a classe B, se esta tiver competência para isso, hoje temos uma disponibilidade maior tendo em vista quetodas as pessoas podem escolher o que querem ser sem ter aquela idéia de que rico será advogado e pobre será porteiro. Não, hoje através de estudo e capacitação profissional é possível subir de...
tracking img