Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPONENTES DA COBERTURA

A cobertura, parte superior da edificação que protege das intempéries, é constituída por uma parte resistente (laje, estrutura de madeira, estrutura metálica, etc.) e por umconjunto de telhas com função de vedação (telhado), podendo apresentar ainda um forro e uma isolação térmica. Apresentamos os aspectos dos telhados com telhas e estruturas de madeira, adotando-separa tanto os seguintes conceitos:.

COMPONENTES DA ESTRUTURA DE MADEIRA
A estrutura de madeira é considerada como o conjunto de componentes ligados entre si, com a função de suportar o telhado.
Aestrutura é composta por uma armação principal e outra secundária, também conhecida por trama. A estrutura principal pode ser constituída por tesouras, ou por pontaletes, e vigas principais, sendo a tramaconstituída pelas ripas, pelos caibros e pelas terças.
Os componentes da estrutura, ilustradas nas figuras a seguir, são definidas como:

A – (Ripas ) ---- peças de madeira pregadas sobre os caibros,atuando como apoios das telhas cerâmicas;

B - (Caibros) ----- peças de madeira, apoiados sobre as terças, atuando por sua vez como suporte das ripas;

C - (Terças) ----- peças de madeira, apoiadassobre tesouras, sobre pontaletes ou ainda sobre paredes, funcionando como sustentação dos caibros.

D – (Frechal) ------- viga de madeira no topo das paredes, com função de distribuir as cargasprovenientes de tesouras, vigas principais ou outras peças de madeira da estrutura; costuma-se chamar também de frechal a terça da extremidade inferior do telhado.
Dicas_Foto_1.gif

E – (Terça de cumeeira) –Terça da parte mais alta do telhado;

F – (Pontaletes) – peças de madeira dispostas verticalmente, constituindo pilares curtos sobre os quais apoiam-se as vigas principais ou as terças;

G – (Tesoura)– treliça ou conjunto de madeira que serve de apoio para a trama. As barras das tesouras recebem designações próprias, tais como:
Dicas_Foto_2.gif

H – asna, perna, empena, ou banzo superior;

I –...
tracking img