Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A semelhança entre as sociedades organizadas em castas sociais e as baseadas em estamentos, é que tanto numa como na outra a sociedade é estratificada, porém elas se diferem quanto ao aspecto da mobilidade social. Sociedades estamentais são características das sociedade feudais. Nestas, ainda que não muito frequenta, era possível ocorrer, por exemplo, a passagem de uma pessoa de uma ordem aoutra, quando se obtinha um titulo de nobreza, e também em casos em que a Igreja admitia o ingresso de sacerdotes de origem artesã ou camponesa. Já as sociedades de castas são mais fechadas quando comparadas com os estamentos. Nas castas, se alguém é membro de uma casta nela permanecerá por toda a vida. A posição social do indivíduo é adquirida hereditariamente.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
a sociedadefeudal era organizada em estamentos;pois sociedade estamental é aquela onde não há possibilidade de mobilidade social e onde o indivíduo assume sua devida posição pelo nascimento.

Na época feudal a sociedade era estamental, dividida em: clero, nobreza e os servos, era quase impossível mudar de classe, a não ser que se comprasse um título, mas era muito difícil.~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
As sociedades organizadas por estamentos
A sociedade feudal organizou-se por estamentos que também podem ser chamados estados. Os estamentos são: a nobreza, o clero e os servos (terceiro estado).
Na França, por exemplo, no final do século XVIII, as vésperas da revolução francesa, havia os três estados, sendo que terceiro estado era composto por todos os outros membros da sociedade, - quenão nobreza e clero - como os comerciantes, camponeses, industriais, trabalhadores urbanos, etc.
A sociedade estamental feudal pode ser explicada pela estrutura de poder e apropriação em que a terra é o elemento central. Ela define o prestigio de cada um e todos os outros são subordinados a quem detém a terra.
O estamento mais importante corresponde a nobreza detentora da terra. O clero tem asupremacia ideológica devido a igreja, e os servos trabalham na terra. Esses últimos são o estado subordinado aos outros dois.
Os estamentos são sustentados por um conjunto de direitos, deveres e privilégios reconhecidos publicamente por todos e aceitos como naturais. ninguém considera o sistema injusto, pois acreditam ser a predestinação de cada um. As pessoas não conseguem pensar o mundo sem essesestamentos assim como não conseguimos hoje pensar o mundo sem o Estado de direito.
A possibilidade de mobilidade de um estamento para um outro existe, mas muito controlada. Um nobre, mesmo que fique pobre continuará a ser nobre e com prestígio social. No final da idade média muitos burgueses conseguiam comprar títulos de nobreza, e assim, entrar no estamento superior.
O que define a posiçãosocial de um pessoa não é somente o poder econômico como na sociedade de classes, mas o berço, a família e o prestigio e a honra decorrente disso.
~~~~~~~~~~~~~~
as sociedade org em castas

As sociedades organizadas em castas
O sistema de castas foi observado na Grécia antiga e na China, mas a Índia foi onde esse sistema se expressou de forma mais completa.
Asociedade indiana começou a se organizar em castas e subcastas há mais de três mil anos, adotando uma hierarquização baseada na religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação. Todos esses fatores são levados em consideração para definir as castas.
Esses elementos definem a organização do poder político e a distribuição da riqueza gerada pela sociedade.
Esse sistema foi abolido oficialmente em 1950,mas sobrevive pela força da tradição. Na medida que o capitalismo avança na índia, o sistema de castas se mistura ao sistema de classes e vai se desintegrando aos poucos.
Em termos genéricos, existem quatro grandes castas na Índia:

Os brâmanes (casta sacerdotal, superior a todas as outras),

Os xátrias (casta intermediária, formada normalmente pelos guerreiros, que se encarregam do governo...
tracking img