Filme - o germinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme germinal caracteriza perfeitamente o processo de produção do trabalho do modelo capitalista, a expansão do chamado capital, mostrando assim de uma forma bem clara os opostos entre asnecessidades humanas e a materiais. O filme transmite muito bem aquele determinado momento histórico e seu contexto social, econômico e político e cultural.

No inicio do filme um dos personagens, estedesempregado e chega até a companhia de mineração a fim de conseguir empregar-se, se depara com outro senhor o qual é pai de um dos personagens. Devido às condições de vida as quais foi exposto desde osoito anos de idade trabalhando na mina, o senhor possui uma saúde bastante debilitada, pode-se observar isso pela sua tosse constante e pela visível intoxicação, toda a sua família trabalha também namesma mina; o personagem recém-chegado a procura de emprego se choca com as dificuldades das condições de trabalho, constituída de pura exploração e pobreza, o personagem de Gerard D’epardieu por serum funcionário mais antigo e respeitado consegue arranjar-lhe uma vaga devido à morte de outra companheira de trabalho.
Todos os membros das famílias trabalham, desde crianças até os mais idosos,porque precisam dos míseros salários para assim juntos conseguir a subsistência de todos, sendo assim necessário quando acontece uma morte substituírem rapidamente o membro perdido no trabalho, pois,mesmo sendo uma só renda perdida reflete-se no sustento de todos os outros. Só os bem pequeninos não trabalham. A pobreza dos personagens é evidente, a situação que vivem é quase calamitosa, a cozinha nãotem nada de comer, as crianças pedem comida, pão, a água causava-lhes cólicas devido às condições precárias as quais era armazenada.
A mina aparenta ser bem profunda, com pelo menos mais dequatrocentos metros, os carros dela descem com cinco operários, as condições de trabalho são péssimas, vivem em regime de exploração constante. As mulheres ficam desesperadas por não terem o que dar de...
tracking img