Economia: demanda, oferta e equilibrio de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

PORTIFORIO
DE ECONOMIA

ANÁPOLIS

OUTUBRO - 2011

DONIZETH JUNIOR, VINICIOS VIEIRA E ANDERSON

ECONOMIA:

DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO

Trabalho apresentado a Professora
da disciplina de Economia
Engenharia Civil, 1° PeríodoTurma 2011/2.

Centro Universitário UniEvangelica
ANÁPOLIS - OUTUBRO/2011

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO_________________________________________________ p.4

2-ARTIGO : OPEP REDUZ PREVISÃO PARA DEMANDA GLOBAL PORPETRÓLEO (REVISTA VEJA) ______________________________________p.5

2.1-DESENVOLVIMENTO ACADEMICO_____________________________p.6

3-ARTIGO: VAI FICAR MAIS CARO ( REVISTA VEJA)________________p.7/8

3.1- DESENVOLVIMENTO ACADEMICO____________________________p.9

4-CONCLUSÃO__________________________________________________p

.10

5- ANEXOS______________________________________________________

p.11

6- BIBLIOGRAFIA________________________________________________

p.12

4
1-INTRODUÇÃO

Com este trabalho pretendemos estudar o modo com que a demanda e oferta de um produto passa a estar em equilíbrio de mercado;

Os incentivos do governopara impulsionar a economia nacional mantendo uma estreita relação com o mercado exterior;

Como o falta de demanda de produtos como o petróleo pode afetar a balança comercial de países da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e até mesmo do mundo inteiro.

5

2- Economia ( Revista VEJA)

Opep reduz previsão para demanda global por petróleo

Por Danielle ChavesRiad - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu novamente a sua previsão para o crescimento da demanda global por petróleo para este ano e o próximo. Em seu relatório mensal, a Opep também alertou que poderá cortar novamente as previsões em razão do aumento das incertezas sobre a economia mundial.

A estimativa para a demanda global por petróleo neste ano diminuiu 180mil barris por dia, afetada também pelo enfraquecimento da economia da China e das perspectivas para a Índia.

Apesar do corte, a previsão para este ano ainda é de crescimento na demanda, de 900 mil barris por dia. O consumo em todo o mundo neste ano deverá somar 87,8 milhões de barris por dia, segundo a Opep. Para 2012, a estimativa para o crescimento da demanda global foi reduzido em 70 milbarris por dia, para 1,2 milhão de barris por dia.

O grupo sinalizou preocupação sobre um possível desequilíbrio na relação entre oferta e demanda no mercado de petróleo. "Até agora sinais claros de enfraquecimento da demanda tiveram apenas um impacto limitado sobre os fundamentos gerais do mercado de petróleo. No entanto, no atual ambiente econômico é necessário permanecer alerta para os riscosde um crescente desequilíbrio", afirmou a Opep no relatório.

A projeção para a demanda neste ano por petróleo produzido pelos países da Opep foi mantida inalterada em comparação com a previsão contida no último relatório do grupo. Mas a perspectiva para 2012 foi reduzida em 100 mil barris por dia, para 29,9 milhões de barris por dia. As informações são da Dow Jones.

6

2.1-DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO

9
3.1- DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO

Após o agravamento da crise internacional, o Brasil passou a sofrer um “assedio” da industria automobilística, o consumo de veículos automotores está se intensificando, mas essa expansão está sendo preenchida pelas importações. Consquentemente, com o medo de exportar também emprego para o exterior (o setor...
tracking img