Economia de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 185 (46033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
MARQUÊS  PARAÍSO  PINHEIROS

ECONOMIA & MERCADO

Prof. Rodrigo Marchesin
(Organizador)

São Paulo 2012

Ec on o mi a & M e rc a do | I

Apresentação1
Até o ano de 1615, o conjunto de conhecimentos dessa ciência era denominado simplesmente Economia, nome ainda preferido, conforme veremos mais adiante. Nesse mesmo ano, pelaprimeira vez, usou-se um nome mais extenso: Economia Política. Foi o autor francês Antoine de Montchrétien (1575-1621) quem acrescentou a palavra política à expressão economia, em seu célebre livro Traité de l’économie politique, o qual afirmou: “A ciência da aquisição da riqueza é comum ao Estado e à família”.

Em seu entender, não era conveniente, em nenhum caso, a separação do adjetivo política dosubstantivo economia, na designação dessa disciplina.

Como a denominação economia política tem sido criticada, propuseram-lhe outros nomes em substituição, uns mais antigos, como, por exemplo, crematística (do grego Khrema – ‘riqueza’ – ciência da riqueza), plutologia (do grego PLOUTOS = riqueza, ciência da riqueza), catalactica (do grego Katallactein – ciência das trocas) e outros maisrecentes, como economia nacional, economia social, econômica (com a desinência empregada na denominação de outras disciplinas – Física, Botânica, Química) e economia (excluindo o adjetivo política, que implica estudo dos fatos pertencentes à ciência do governo de um país) etc.

Ao examinarmos a expressão tradicional economia política, vamos verificar, primeiramente, que temos nela um substantivo e umadjetivo qualificativo. A expressão economia tem origem na palavra grega oikos, que significa casa, fortuna, riqueza, e na palavra nomos (também grega), que quer dizer lei, regra ou administração.

Não é por outra razão que um dos maiores gênios da Idade Média e o maior filósofo da Igreja dizia que “ecônomos” eram aqueles que administravam os bens, as rendas e as despesas da casa ou do lar.Ainda hoje, encontramos as pessoas encarregadas da administração de certos estabelecimentos da Igreja, isto é, os ecônomos das casas, dos colégios e conventos religiosos.

1

Texto retirado da apostila de Economia do Centro Universitário Monte Serrat, s.d.

Ec on o mi a & M e rc a do | II

O adjetivo política vem do latim, representado pela palavra politicus (remotamente do grego polis), quesignifica cidade, país ou nação (Estado). A palavra grega polis também tem o significado de cidade, pois é muito usada, ainda hoje, na terminação do nome de algumas cidades brasileiras, como, por exemplo: Florianópolis, Teresópolis, Martinópolis etc. Portanto, política significa cidade, país ou “ação” (Estado). Ou, por outras palavras, a arte de governar a cidade, o país ou nação (Estado).

Casoadotássemos a opinião de acordo com a origem das palavras, teríamos um objeto falso da Economia Política, porque então ela seria as leis, as regras ou a administração de uma casa, e, por extensão, as leis ou as regras de uma cidade, sociedade ou país. Sabemos que isto não é verdade, pois compete a outras ciências o estudo das leis ou regras de uma cidade ou país, não à Economia.

Não devemosabandonar o nome economia, como propõem muitos autores, porque, se examinarmos as outras denominações, nelas vamos encontrar os mesmos defeitos. Podemos manter a expressão mais extensa economia política, ou então usar a última denominação proposta – economia – o que será preferível, porque, além de tradicional, é de uso geral e adotada pela maioria dos economistas, apesar de sua origem etimológicasignificar a administração da casa.

Assim como outras ciências são denominadas por uma única palavra (este é o argumento de alguns autores), usa-se apenas o termo economia, que tem a vantagem de ser uma expressão breve. Uma vez conhecidas as razões do nome desse ramo do conhecimento humano, passaremos ao estudo de sua definição e de seu objeto.

Ec on o mi a & M e rc a do | III

Como...
tracking img