Economia - atps unaes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho de cunho acadêmico visa conceituar e exemplificar itens de fundamentos econômicos de suma importância para o seguimento da disciplina de economia.
Esseselementos a qual se faz referência (Custo de oportunidade, Curso de possibilidade de produção, Produto elástico e produto inelástico), norteiam o mercado financeiro, gerando diretrizes as empresas de cunhoeconômico e visa manter estabilidade econômica social.

1. O CUSTO DE OPORTUNIDADE

O custo de oportunidade, ou alternativo (expressão utilizada por alguns doutrinadores), é um termoutilizado para determinar o valor representado pelas oportunidades, ou seja, quando há necessidade de sacrificar um determinado produto ou bem visando obter maior rendimento ou benefício, sem perdas.É um custo implícito, mas não aparece na contabilidade da empresa, sendo bastante utilizado pelos economistas para definir e determinar a certeza de projetos empresariais.
A denominação custoalternativo se dá pela indicação do custo resultante da não utilização da melhor alternativa de empregar recurso produtivo.
Vale ressaltar que é necessário levar em conta ao avaliar o custo deoportunidade os recursos materiais e humanos que serão utilizados, determinando se não haverá aumento ou diminuição, refletindo diretamente na curva de possibilidades.

Exemplo:
Umafabrica de cadeiras produzia dez cadeiras por mês, tendo sua produção totalmente absorvida pelo mercado.
Diante do surgimento de um novo campo no mesmo ramo, resolveu iniciar a fabricação de umnovo produto, mesas, porém, ao alocar recursos para tal, concluiu que deverá reduzir em dois exemplares sua atividade primária, a fim de alimentar a demanda de duas mesas.
O custo de oportunidadeestá no valor perdido da venda das duas cadeiras que deixaram de ser fabricadas, porém o lucro em cima da atividade secundária será maior, alocando apenas os recursos da atividade primária.

2. CURVA...
tracking img