Casamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Casamento

O que é casamento? Me permitam perguntar primeiro: Qual foi o preparo que vocês tiveram para casarem? Só a cerimônia? Mas lembram alguma coisa dela, a não ser a lua-de-mel? Como deve funcionar? Quais as finalidades? De jeito nenhum quero desmerecer cursos e palestras que vocês fizeram e participaram. Mas não é muito comum, ainda não faz parte do sistema de educaçãocristã de nossa igreja fazer cursos de noivos. Vocês, dentro deste pandemônio que se faz a respeito do casamento hoje, saberiam responder se alguém lhes perguntasse sobre casamento? Sua resposta seria de acordo com a bíblia ou de acordo com as novelas, as revistas liberais, as ideologias deste mundo que “vive nas trevas”? Qual a “doutrina” que temos que aplicar sobre o casamento, para dizermos queestamos no caminho certo?

Como cristãos, temos que nos ligar a uma só doutrina: a doutrina que Deus nos revela em sua Palavra. Quem quer ter um bom casamento e, como resultado, uma boa família, precisa conhecer o que lá se lê. Esta é a cartilha que todo o cristão precisa conhecer, e não só conhecer, mas também praticar, especialmente em seu casamento. Assim ele poderá renegar tambémtoda esta parafernália à qual reduziram o casamento e na qual tantos cristãos, para sua desgraça e infelicidade, também embarcam tão depressa.

Tanto Paulo como Pedro muito se preocuparam em sua época com a vida conjugal e familiar feliz. Os dois têm belíssimos escritos em suas epístolas a respeito (1 Co 7; Ef 5 e 6; 1 Tm 5; 1 Pe 3: ler). Se nós hoje ficarmos aqui só falando neste diasobre o casamento, ainda não teremos visto, lido e ouvido tudo o que é bom saber e que se precisa saber, como eu particularmente não sei tudo e nem tenho a pretensão de saber. Continuo a ser aluno nesta área como de resto de todas as áreas e doutrinas que temos a necessidade de estudar e re-aprender.

1 – A ESTRUTURA DO CASAMENTO

“Então o Senhor Deus fez com que o homem caísse num sonoprofundo. Enquanto ele dormia, Deus tirou uma de suas costelas e fechou a carne naquele lugar. Dessa costela o Senhor formou uma mulher e a levou ao homem. Então o homem disse: ‘Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de mulher porque Deus a tirou do homem’. É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois setornam uma só pessoa” (Gn 2.21-24).

Conforme ensinamos e aprendemos no Catecismo Menor (pergunta 56), matrimonio é uma união vitalícia (indissolúvel até a morte), instituída por Deus e contraída entre um homem e uma mulher para uma só carne.

Inserção de pegadinha: Qual a 1ª cirurgia de retirada de órgão que se tem notícia? > > Deus retirando uma costela de Adão para a formação deEva!!!

Casamento é criação de Deus, não do homem, por conveniências ou interesses. O casamento é um estado sagrado e agradável a Deus, lemos na Liturgia de Solenização de Casamento. Casamento é obra de Deus e ele jamais autorizou que o homem mexesse nele. Quando o casamento é distorcido e derrubado, por motivos egoístas, aí acontece a quebra da lei de Deus. Mesmo que uma separaçãoaconteça da maneira mais pacífica e amigável possível, ela não tem o aval ou a permissão de Deus. Isto quer dizer que sempre que um casamento é rompido, quebra-se a vontade de Deus, e com isso acontece a quebra de um princípio estabelecido por Deus: a indissolubilidade matrimonial, e com esta quebra vem todo um rastro de traumas e revoltas. Não é só o adultério que quebra um casamento. Toda e qualquerseparação, mesmo que em nosso Código Civil Brasileiro ela seja permitida com a Lei do Divórcio, sempre implica em pecado. É. Não adianta chorar, resmungar e bater o pé.

Portanto, Deus tem o propósito que o casamento seja indissolúvel, até que a morte separe 2 pessoas do sexo oposto unidas neste voto, não interessa se são cristãs ou não. Deus zela, Deus vela pela sua criação. Deus...
tracking img