Economia 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Que é Capitalismo?


TRABALHO DE ECONOMIA I

Bernardo Maximiano

Ouro Preto, 2012

1. Resumo

Na antiguidade o comércio entre a Ásia, norte da África e Europaflorescia graças ao Império Romano que controlava as rotas marítimas e terrestres do mediterrâneo e da Ásia menor. Estas atividades deram forma ao mercantilismo inicial prosperou naEuropa até a queda do Império Romano.
No entanto tal pratica continuou bem viva na Pérsia, Egito e norte da Africa. Com a expansão do islã para Europa, através da Espanha ePortugal, o mercantilismo retornou a Europa, que também contava com o espírito Renascentista que tomava conta do velho continente.
Por anos o mercantilismo cresceu e formou a basepara o capitalismo que surgiria mais tarde com a distinção direta da posse, do capital e da generalização do mercado proporcionada pela Revolução Industrial que ocorreu em meadosdo séc. XVIII.
A Revolucao Industrial alterou radicalmente a ideia de mercado, uma vez que suas maquinas passaram a produzir em volumes antes inimagináveis. Este aumentoabrupto de mercadorias no sistema levou as nações-estados, tao bem estabelecidas no mercantilismo, a repensarem suas politicas econômicas, passando a priorizar o bem capital, ou seja,o produto de suas empresas, que necessitavam de uma proteção econômica que somente foi alcançada pela aceitação direta da propriedade privada e seu controle na economia de modogeral.
Surgiu ai o Capitalismo, que passou a ser um sistema econômico no qual os meios de produção e distribuição são privados e com fins lucrativos e uma das suascaracterísticas principais é o controle total de suas posses, a acumulação de capital, a generalização do mercado, o controle da variáveis econômicas do estado e as relações de poder.
tracking img