Economa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre uma estrutura de mercado de oligopólio, explique e dê exemplos de oligopólios perfeitos e diferenciados.
Oligopólio é um tipo de estrutura de mercado constituída por um pequeno grupo de empresas que detém o controle da oferta de determinados produtos; pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número deempresas domina um setor com muitas empresas). 
Ocorre basicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas empresas no setor, como a proteção de patentes, controle de matérias primas chaves, tradição, oligopólio puro ou natural. 
No oligopólio, podemos encontrar duas formas de atuação das empresas: concorrem entre si, via guerra de preços ou de promoções; formam cartéis. Cartel éuma organização formal ou informal de produtores dentro de um setor, que determina a política de todas as empresas do cartel, fixando preços e a repartição (cota) do mercado entre empresas. 
Oligopólio Perfeito (cartel perfeito): todas as empresas têm a mesma participação. A administração do cartel fixa um preço comum e divide igualmente o mercado, agindo como um bloco monopolista; os produtos sãohomogêneos (substitutos perfeitos) como, por exemplo: indústria de cimento, alumínio, aço, etc. É a chamada “solução de monopólio”.
Oligopólio Imperfeito (cartel imperfeito): existem empresas líderes que fixam os preços, ficando com a maior cota. As demais empresas concordam em seguir os preços do líder. Os produtos são diferenciados como, por exemplo: indústria automobilística, de cigarros,informática, etc.

A empresa A produz pão de queijo da marca Sabor Mineiro e trabalha sob o regime de franquia. Mensalmente a empresa A paga à empresa B, franqueadora da marca, a taxa de franchising, que corresponde a uma quantia fixa, independentemente de apresentar alguma produção ou não. Discuta como essa taxa afetaria os custos fixos, marginais e variáveis da empresa.
O custo total CT , éigual ao custo fixo, CF, mais o custo variável, CV.
Os custos fixos não variam com a quantidade produzida. Dado que a taxa de franquia,
FF, é um valor fixo,os custos fixos da empresa aumentam no valor da taxa.
Logo, o custo médio, dado por CF + CV / Q , e o custo fixo médio, dado por CF / ,
aumentam no valor da taxa média de franquia FF / Q. A taxa de franquia não afeta
o custo variável médio.Tendo em vista que o custo marginal é a variação no custo total associada à produção
de uma unidade adicional  e que a taxa de franquia é constante, o custo marginal
não se altera.

Suponha que um fabricante de cadeiras esteja produzindo a curto prazo, situação essa em que os equipamentos e instalações são fixos. O fabricante sabe que, à medida que o número de funcionários utilizados noprocesso produtivo eleva-se de 1 para 7, o número de cadeiras produzidas varia da seguinte forma: 10, 17, 22, 25, 26, 25, 23.
 a)    Calcule o produto marginal e o produto médio do trabalho para essa função de produção. Não é necessário demonstrar os cálculos: apresente apenas os resultados.
 b)    Essa função de produção apresenta rendimentos decrescentes de escala para o trabalho? Explique.
 c)   Explique qual poderia ser a razão de o produto marginal do trabalho se tornar negativo.

a ) Nº de funcionários     1        2       3        4        5          6       7 
Nº de cadeiras              10       17     22      25       26       25      23
PMe                            10      8,5    7,33    6,25     5,2    4,17   3,29
PMg                            10     7         5       3         1       -1       -2
 b) Sim. O produto   marginal do trabalho,  diminui à medida que mais trabalhadores são contratados, e torna-se negativa para o sexto ou sétimo trabalhadores.
c) Devido ao congestionamento na fábrica de cadeiras. Dado que um número maior de trabalhadores estaria usando a mesma quantidade de capital, seria possível que os trabalhadores se atrapalhassem mutuamente,...
tracking img