Econimia mercantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia Mercantil

Sistema econômico voltado para a produção de mercadorias, ou seja, bens destinados às trocas. E o contrário da economia natural ou de auto-suficiente.
A Economia deprodução mercantilista simples era característica das formações sociais pré-capitalistas, quando só uma parte da produção se destinava à troca, feita diretamente pelo produtor ou por um mercador. A economiamercantilista feudal desenvolveu-se a partir de produtores isolados, donos dos meios de produção, produzindo para um mercado limitado.
Foi só com o surgimento do capitalismo que a produçãomercantilista tornou-se dominante e universal, envolvendo todos os bons e serviços, além da própria força de trabalho. Todas as relações econômicas dó baseadas na mercadoria e na moeda. Cada empresa destinaà venda toda a sua produção.

Modelo Mercantilista/Colonialista
Século XV europeu: formação do modelo imperial => transferência de produtos ou fatores de produção através da força.
O Brasilaparece no cenário como colônia organizada sob pressão irresistível da metrópole, com a 6nulidado de atender os interesses da metrópole. Os fatores de produção sub obtidas a baixo custo, recursosnaturais e mão-de-obra (escrava).

Mercantilismo: política de poder => intervenção dos Estado na vida econômica através de medidas implantadas pelo poder público.

Poder: objetivo políticoprincipal => depende da riqueza da nação => aumento da quantidade de moeda (metais preciosos) => balança comercial superavitária.

Políticas: expando do comércio e da navegação => protecionismoaduaneiro => substituição de produtos importados => exportação => exploração colonial.

Formas: saque dos metais preciosos das colônias => existindo minerais preciosos, organização de mineração abaixo custo de produção => tributação à favor da metrópole.

Na ausencia das condições acima, organizar a vida econômica da colônia no sentido de concentrar os fatores de produção na produção de...
tracking img