Ecologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização, Ecologia organizacional Planejamento Recursos Humanos e

ECOLOGIA ORGANIZACIONAL: implicações para a gestão e algumas pistas para a superação de seu caráter anti-management
Miguel Pina e Cunha Mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA – Portugal), Doutor em Marketing pela Universidade de Tilburg (Holanda) e Professor Auxiliar naFaculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. E-mail: mpc@feunix.fe.unl.pt

RESUMO O artigo mostra que a ecologia organizacional é um dos domínios teóricos mais em evidência no atual panorama das ciências organizacionais. Ele está estruturado em torno da análise teórica de duas questões centrais: a) Quais as razões do desenvolvimento súbito da ecologia organizacional e de seu elevadoconsenso paradigmático? b) É a ecologia organizacional uma abordagem realmente anti-management? Apresentam-se as razões que conduziram à emergência da ecologia organizacional, seguindo-se a exploração de algumas de suas implicações para a gestão de empresas, concluindo-se com algumas pistas para a superação de seu caráter anti-management.

ABSTRACT The article shows that organizational ecology is atheoretical realm most in evidence in recent organizational science. It deals with two main questions of theoretical analysis: a) Which are the reasons for the sudden development of organizational ecology and its high paradigmatic consensus? b) Is organizational ecology a real antimanagement approach? Reasons that lead to prominence of organizational ecology are presented and followed byexplanations of some consequences in enterprise management, including some gists in order to surpass its anti-management profile.

PALAVRAS-CHAVE Ciência organizacional, ecologia organizacional, teoria da contingência, teorias organizacionais anti-management.

KEY WORDS Organizational science, organizational ecology, contingency theory, anti-management theories of organization.

São Paulo, v. 39n.•4n.• 4Out./Dez. 1999 RAE • v. 39 • • p. 21-28

RAE - Revista de Administração de Empresas • Out./Dez. 1999

21

Organização, Recursos Humanos e Planejamento

INTRODUÇÃO

A ecologia organizacional pode ser entendida como um dos domínios teóricos mais em evidência no panorama recente das ciências organizacionais. As razões para tanto são bastante diversas e, por vezes, contraditórias: arelevância crescente que a ecologia organizacional vem assumindo na teoria das organizações desde a publicação do texto seminal de Hannan e Freeman (1977); o caráter de consenso paradigmático que parece caracterizá-la, em contraponto ao estado de fragmentação patente na maioria das demais subdisciplinas da teoria das organizações (Pfeffer, 1993); o ataque violento do qual acaba de ser alvo no livrode Lex Donaldson (1995), sob o título expressivo de American antimanagement theories of organization. Esse conjunto de razões parece tornar não apenas atual, mas também premente, uma reflexão em torno de duas questões centrais. Quais as razões do desenvolvimento súbito da ecologia organizacional e do seu elevado consenso paradigmático? É a ecologia organizacional uma abordagem realmenteanti-management? Este artigo será estruturado em torno da análise teórica dessas duas questões. Primeiramente, discutem-se as razões que conduziram à emergência da ecologia organizacional. Em seguida, exploram-se algumas possíveis implicações da ecologia organizacional para a gestão de empresas. Por fim, são apresentadas algumas pistas para a superação do seu caráter anti-management. Não serão expostas aquias linhas mestras da teoria ecológica, as quais podem ser encontradas, por exemplo, e para apenas fazer referência a alguns textos publicados no Brasil, nos trabalhos de Fischmann (1972), de Zaccarelli, Fischmann e Leme (1980) ou de Cunha (1993).
O BOOM DA ECOLOGIA ORGANIZACIONAL

Tendo em conta que Lex Donaldson (1995) critica violentamente a abordagem ecológica, por considerá-la uma teoria...
tracking img