Ecologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ECOLOGIA ORGANIZACIONAL: a criação de um futuro compartilhado

Os organismos e as organizações não são entidades distintas, nem isoladas, nem auto-suficientes. Fazem parte de um ecossistema complexo, de acordo com a moderna teoria dos sistemas. Trazendo á crítica as visões da população-ecologia e contingencial que têem as organizações e ambientes como fenômenos separados.

A biologia
Oecossistema evolui como um todo, segundo os biologistas, ou seja, os organismos não evoluem por se adaptarem às mudanças do ambiente (contingencial), ou como resultados dessas mudanças, selecionando os mais fortes (população-ecologia).A evolução acontece no padrão de relações que abrangem os organismos e seus ambientes.
Kenneth Boulding colocou, a evolução envolve a sobrevivência do ajustamento enão a sobrevivência do mais ajustado.

Explorando a perspectiva ecológica
Na natureza o ambiente de um organismo é composto de outros organismos.
Os ambientes organizacionais, são de forma geral, compostos de outra organizações.
Entende-se então que os ambientes possam ser influenciáveis pelas organizações e de certa forma utilizados de forma favorável quando há um relacionamento com outrasorganizações. Assim como na natureza a cooperação é tão comum como a competição. Essa visão enfatiza a colaboração com importante contribuição na administração e entendimento das organizações.

Visão da ecologia organizacional
Atualmente , tem sido desenvolvida pelo cientista social Eris Trist e sua equipe , buscando novos padrões de relacionamento visando com isso ações que poderão ser tomadaspor organizações em conjunto, no intuito de tornar ambientes turbulentos em ambientes de maior controle. O campo de relações proposto envolve desde o operário e a administração até entre empresas concorrentes, compartilhando problemas comuns.

Exemplo de casos com a Companhia Siderúrgica Nacional – CSN.

Exemplos de relações de colaboração entre organizações

CSN relata alto nível desatisfação com a
Positivo Informática

CURITIBA, 23 de fevereiro de 2008 – A Positivo Informática, maior fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional fortalece seu relacionamento com a CSN,importante cliente do mercado corporativo.
A parceria entre as empresas começou em outubro de 2005, quando a CSN comprou 2,5 mil computadores da Positivo Informática por meiode uma concorrência.De acordo com o gerente de operações da CSN, Carlos Franco, o preço, a qualidade do atendimento e a velocidade dos computadores foram os fatores determinantes para a escolha da CSN pela Positivo Informática. “Foi uma concorrência grande, mas eu já havia pesquisado sobre a fabricante antes dela chegar até nós. Depois visitei a fábrica, em Curitiba (PR), e realmente fiqueiimpressionado com os processos. Além disso, foi ela quem nos,apresentou o melhor preço”, explica o executivo.
Com nenhum dos outros concorrentes recebemos um atendimento tão focado. Se há algum problema, o atendimento da Positivo Informática é imediato, não ficamos esperando uma ou duas semanas para resolver o problema e, além desse fator à favor, ao optarmos pela parceria com a Positivo Informática,contabilizamos uma
redução de mais de 30% em volume de problemas em comparação com as outras empresas com as quais já trabalhamos“, comemora Carlos Franco.
Atualmente, em todas as unidades da CSN há cerca de 6,5 mil computadores e o objetivo, segundo Carlos Franco é que boa parte seja aos poucos substituída por computadores Positivo
As expectativas da parceria com a Positivo Informática são asmelhores, diz o gerente de operações da
CSN: “Esperamos a continuidade do processo qualificado da Positivo Informática”. E, para o Diretor Comercial Corporativo da Positivo Informática, Idel Bacal, a continuidade dessa parceria, que já passa
de dois anos, representa o reconhecimento da CSN por todos os esforços da Positivo Informática, que, a cada ano, faz questão de estar sempre estudando,...
tracking img