Ecobags

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Kênia Emannuelle Morais Silva


RESUMO

Este trabalho busca apresentar elementos que comprovem a relevância da aquisição de uma segunda língua, neste caso a inglesa, por alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Isto partindo do entendimento de que nessa fase da vida a linguagem é desenvolvidacom maior eficácia, o que naturalmente coopera para que o ensino da Língua Inglesa seja introduzido em tal período, colaborando ainda no desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. Deste modo por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica desenvolve-se o tema, relacionando as principais teorias contemporâneas que discutem o assunto e, demonstram a veracidade dessa proposição.Palavras-chave: segunda língua; desenvolvimento cognitivo; capacidade intelectual; séries iniciais.



INTRODUÇÃO


O presente artigo discute as implicações do ensino da Língua Inglesa (LI) na educação de crianças inseridas nas séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto se definiu como objetivo geral desta pesquisa: Compreender como o ensino da Língua Inglesa pode contribuir para aformação pessoal do aluno das séries iniciais do ensino fundamental, no que diz respeito ao seu desenvolvimento cognitivo e sua capacidade intelectual.
E como objetivos específicos: Descrever o processo cognitivo das crianças a partir da aquisição da LI; Identificar (se existentes) aspectos negativos advindos de tal prática; Caracterizar os benefícios – intelectuais e sociais; Constatar se na fase dainfância há uma idade correta à introdução e assimilação de uma segunda língua; e Explanar sobre a função do professor nesse contexto.
A escolha por este assunto deve-se a concepção da importância da educação de língua estrangeira, desde as primeiras séries do ensino regular, que precisa ser levada ao conhecimento de professores, pais e demais atores da comunidade escolar e acadêmica; visto que noBrasil, o ensino obrigatório acerca desse tipo de educação, somente ocorre a partir da 5ª série.
Levanta-se a hipótese de que a introdução de uma segunda língua já nos primeiros anos na escola possa contribuir não apenas para o desenvolvimento cognitivo do aluno, mas também no engajamento e interação no mundo social, propiciando o contato com outras civilizações e culturas.
Assim, odesenvolvimento desta temática se fez sob o ponto de vista de distintos estudiosos que apontam as principais informações a esse respeito, como por exemplo, que benefícios ou prejuízos tal prática pode ocasionar ao desenvolvimento cognitivo e a capacidade intelectual do aluno em fase inicial de vida escolar, bem como a receptividade e a assimilação da LI no tocante ao público citado.


1. A LÍNGUA E AAPRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTOS DE INTERAÇÃO E DE ENSINO FORMAL

1.1 Concepções de linguagem


O sujeito é psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações (KOCH, 2003, p. 13). A frase de acima explicita que a linguagem é considerada um dom, e por isso o sujeito pode controlar o êxito e a boa comunicação.
“A linguagem está presente, de maneira geral, em toda nossa vida, isto é, quenos constituímos como sujeitos na e pela linguagem, leva-nos a refletir sobre as diferentes concepções que nortearam e norteiam o ensino”. (DORETTO; BELOTI, 2012, p.89).
Para as autoras Doretto e Beloti (2012), no trabalho com línguas se faz necessário conhecer, além da própria percepção de ensino e aprendizagem, a concepção de linguagem, visto que “nossas práticas de ensino são orientadas pelasconcepções de língua e linguagem que recebemos”. (CUNHA, 2009). E que “A concepção de sujeito da linguagem varia de acordo com a concepção de língua que se adote”. (KOCH, 2005).
Observa-se que o modo como se compreende a língua e a linguagem define os métodos de trabalho do professor de idiomas. Conforme Travaglia (1998, p. 21), “[...] a concepção de linguagem e de língua altera em muito o...
tracking img