Ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
TRABALHO DE CIÊNCIA POLÍTICA
Professor - João Inácio
Aluna - Vivian Radmann
Direito - 1º semestre
19/10/2010


Filme: O menino do pijama listrado

a- Asituação do filme em questão, que vai ser analisada no trabalho é do tipo dominação ou alienação?
O filme apresenta as duas questões, dominação e também a alienação.



b- Quem são os dominantes-alienantes e quem são os dominados-alienados?
Dominados são os judeus e também os soldados alemães, oficiais que tem que obedecer e servir ao governo nazista e o dominante-alienante é ogoverno nazista com seus instrumentos de poder. Existem ainda os alienados que são as crianças (Bruno e Shmuel) com sua ingenuidade e inocência.
O filme se passa na Alemanha durante a 2ª GuerraMundial e conta a história de uma família alemã que muda da cidade de Berlin para outra cidade, pois o pai (chefe desta família) foi promovido como soldado nazista a serviço do seu país.
O paichama-se Ralf e é dominado pelo poder do governo nazista que é exercido sobre si, só lhe restando a obediência. A família de Ralf também é dominada por obedecer ao comandos do pai e ao governonazista.
O destaque se dá no papel do filho de Ralf, o pequeno Bruno, que em sua alienação e inocência não tem idéia dos resultados do ódio sentido dos alemães pelos judeus. Em sua morada nova,Bruno descobre em meio a solidão uma “fazenda” que pode ser avistada da janela de seu quarto. Essa “fazenda” na verdade é um campo de concentração de judeus e o “pijama” que Bruno acha estranho ver elesvestirem o dia todo são os uniformes desta “prisão”.
Bruno faz amizade com Shmuel, um menino com mesma idade que a sua e que vive neste “fazenda” (campo de judeus), acreditando que nela sevive bem e que sua vida não é boa, pensa desta maneira, por não saber da verdade, acha que Shmuel tem uma boa vida e que pode brincar bastante. O que se passa é que Bruno não se dá por conta nem...
tracking img