Para entender o significado de uma frase, é preciso considerar também o que fica implícito, e não apenas ler a superfície da informação. Desse modo, observe o que fica implícito nesta frase: “Jimdisse que as abelhas não picariam idiotas; mas eu não acreditei nisso, porque eu mesmo já tentei muitas vezes, e elas não me picaram.” (Mark Twain. The adventures of Huckleberry Finn)
B | O personagemnão é inteligente por ter insistido em ser picado pelas abelhas. |
(ENEM – 2002) O autor da tira utilizou os princípios de composição de um conhecido movimento artístico para representar anecessidade de um mesmo observador aprender a considerar, simultaneamente, diferentes pontos de vista.

Das obras reproduzidas, todas de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, aquela em cuja composição foiadotado um procedimento semelhante é:
E | |
INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL

 Observando os dados fornecidos no quadro, percebe-se:
E | uma melhoria na qualificação da força detrabalho, incentivada pelo aumento da escolaridade média. |

O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar.
Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro de Pancetti.
B |Um barco singra o peito / rosado do mar.
A manhã sacode as ondas / e os coqueiros.
(ESPÍNOLA, Adriano. Pesca. Beira-sol. Rio de Janeiro: TopBooks, 1997. p. 13.) |
Leia o trecho abaixo e respondacorretamente ao que será perguntado:
“Alguns estudos mostram que os alunos não são seres passivos. Assistem à TV apreendendo as mensagens que mais se adaptam ao seu modo de ser e de ver as coisas,utilizando-se das representações sociais para compor sua leitura: tornam-se ‘operadores das mensagens”. Tânia Esperon - Do texto é possível fazer a seguinte inferência:
D | Os alunos têm como superar ascondições impositivas das mensagens televisivas, pois como seres históricos e marcados por variáveis culturais possuem, também, maneiras de ampliar os sentidos e significados que lhes tentam impor.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Int e prod de textos - exercicios. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Int-e-Prod-De-Textos/494133.html

MLA

"Int e prod de textos - exercicios" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Int-e-Prod-De-Textos/494133.html>.

MLA 7

"Int e prod de textos - exercicios." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Int-e-Prod-De-Textos/494133.html>.

CHICAGO

"Int e prod de textos - exercicios." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Int-e-Prod-De-Textos/494133.html.