Reutilizacao de lona em customizacao de ecobag

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO
Curso de Engenharia Civil












Reutilizacao de lona para customizacao de ecobag






















Rio de Janeiro– RJ
2011
INTRODUÇÃO

A discussão sobre meio ambiente e preservação vem se tornando cada vez mais comum em um mundo caracterizado pela intensificação do aquecimento global e pelaprodução cada vez mais alarmante de lixo. A reciclagem aparece nesse contexto, como solução de alguns dos problemas. Reciclar é, originalmente, fazer com que o material utilizado passe novamente pelo ciclo de produção, voltando a ser matéria prima. Hoje em dia, o termo já faz parte do vocabulário popular para indicar também o reaproveitamento do material para desempenhar outras funções.
“Areutilização de materiais é muito comum em grupos que procuram uma alternativa na forma de gerar sua renda. Ela ocorre desde a produção de verdadeiras obras-primas como o alumínio da latinha, até a utilização de garrafas PET para a tecelagem de roupas.” >
O uso de matéria-prima reutilizada entre outras medidas estão sendo bastante usadas pelas empresas do setor de moda. Cada vez mais podem serobservados nesse setor os quatro pilares da sustentabilidade, tanto pela preservação do meio ambiente tanto pelo custo baixo: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Empresas que nunca ligaram para o assunto, hoje estudam formas de produção menos agressivas e procuram matéria-prima certificada ou orgânica, provando a importância do conhecimento nessaatividade.
A lona vinílica é utilizada em publicidade de eventos, empresas e montagem de estandes e são descartadas de maneira indiscrimada no meio ambiente.


Nosso grupo tem como objetivo implantar no mercado uma nécessaire feita de lona reutilizada.
Com isso haverá reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo e que podem facilmente ser transformados em produtos parao uso do cotidiano.
As bolsas de lona já entraram em algumas gamas do mercado, como as ecobags que podem ser encontradas em mercados e lojas de departamento, essas tem como principal função substituir o uso abusivo do saco plástico





















PROBLEMA


A lona vinilica é composta de cloro e etileno ( derivado do petroleo , um recurso nao renovavel).Essa mistura faz do vinil um cmposto multimaterial , prologando sua decomposiçao.
A dificuldade da decomposição e impossibilidade de reciclagem fazem da lona um problema ambiental.
Como a maior parte do que e fabricado pelo homem acaba virando lixo, a lona também se encaixa nisso. Empresas, lojas, firmas que usam de banners e outdoores para publicidade e propaganda apos de termimamesse periodo de promoçoes acaba jogando o material fora ,sem enxergar nenhuma utilidade ao que foi descartado. Isso acaba gerando um acumulo de lixo.





OBJETIVO




Temos como objetivo reutilizar a lona vinílica prolongando seu ciclo de vida util atraves do desenvolvimento de uma nessessaire baseada no ecodesign e elaborar uma estetica comtemporanea aproveitando ascartacteristicas do material e reduzindo o desperdicio de materia prima assim como o impacto ambiental.








METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO



Usamos diversos metodos para a realização do projeto. Inciamos nosso trabalho reunindo o grupo para debater as ideias e selecionar o que iriamos fazer. Decidido isso nos separamos em grupos de pesquisa que implantaram o questionario com mulheresmoradoras da sona zul do rio de janeiro e outra parte do grupo ficou responsavel pela realização dos gráficos e tabulação dos dados coletados.
O segundo passou foi unir a ideia e os resultados da pesquisa para caracterrizarmos nosso publico alvo e comerçarmos a projetar nossa bolsa. A partir disso sabiamos quantos compartimentos e o tamanho que as entrevistadas preferiam e podemos realizar o...
tracking img