Dva desmatamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
II - DO PROJETO:

a) Objetivos e Justificativas da exploração – O objetivo principal deste desmatamento de 86,1177 ha (oitenta e seis hectares, onze ares e setenta e sete centiares) sendo 48,6253 há (quarenta e oito hectares, sessenta e dois ares e cinqüenta e três centiares) de vegetação Cerrado Aberto Baixo e 37,4924 há (trinta e sete hectares, quarenta e nove ares e vinte e quatrocentiares) de vegetação campo cerrado que visa a formação de pastagem para suporte à ampliação da pecuária de leite e corte na região. Com a ampliação do sistema produtivo, através da incorporação de novas técnicas de formação de pastagens e do melhoramento genético do rebanho, viabilizar-se-á um grande incremento na produtividade e, conseqüentemente, na produção, gerando empregos diretos e indiretos nacadeia produtiva.

Diagnóstico ambiental da propriedade:
b1) Meio Físico

• Clima: Como o clima no estado de Goiás, há predominância de duas estações, de chuvas (de outubro a março) e a estação seca. (Tropical; quente e semi-úmido), com uma media de temperatura entre 25ºC, com um índice pluviométrico que varia muito, mas geralmente superior a 1.200mm/anual.
• Topografia: O relevo doimóvel caracteriza em geral como Suave Ondulado a Ondulado inclusive na área a ser desmatada, oscilando em uma media entre 4% a 8%.
• Solos: O solo da propriedade e predominantemente é do tipo Latossolo Vermelho Amarelo com algum Vestígio de Latossolo vermelho escuro, apto á atividade de agropecuária, desde que seja realizada a devida correção do mesmo.
Latossolo: São Solos altamenteintemperizados, resultantes da remoção de sílica e de bases tocáveis do perfil. Grandes partes dos minerais existentes nestes solos são os secundários, constituintes da fração argila. Ocorrem no solo por síntese de produtos resultantes do intemperismo de minerais primários, herdados diretamente da rocha- mãe. OBS: Os latossolos representam aproximadamente 46% do bioma Cerrado, com base no mapa de solos doBrasil na escala 1:5. 000.000 (Embrapa-SNLCS, 1981).
Morfologicamente: São solos minerais, não hidromorficos, profundos, apresentando horizonte B muito espesso. Possuem seqüência de Horizontes A, B e C pouco diferenciados.
Fisicamente: possuem baixo teor de silte e argila. São solos com alta permeabilidade de água.
Quimicamente: São distróficos e ácidos, com baixa a média capacidade de trocacatiônica e níveis de PH em torno de 4,0 a 5,5.
• Cursos d’água: Córrego lage, uma vertente e duas grotas ambos com uma faixa de preservação permanente de 30,00 metros e três nascentes ambas com uma faixa de preservação permanente de 50,00 metros.
• Microbacia hidrográfica: xxx
b2) Meio Biótico:
• Espécies vegetais e animais de maior ocorrência: O levantamento floristico, realizado napropriedade, determinou a ocorrência das espécies vegetais relacionadas abaixo (mais freqüentes). O proprietário (a) também foi informado de que as ditas “espécies florestais protegidas por lei”: Aroeira (Miracrodrun urundeuva), Braúna (Schinopsis brasiliensis), Gonçalo Alves (Astronium fraxinifolium), Ipê (Tabebuia sp), Angico (Piptadenia sp), Emburana ou Cerejeira (Torresea cearensis), PequiCaryocar brasiliensi e Baru (Dipteryx alata) não pode ser exploradas ou seja (desmatadas, cortadas, arrancadas ou queimadas) de modo que o proprietário esta informado sobre o assunto. Inclusive a própria licença ambiental que o proprietário adquire deste órgão (SEMARH) já orienta ele a não desmatar tais espécies, pois no item 7 de exigências Técnicas – Observações mais especificadamente no item 7.14diz: não realizar o corte de espécies protegidas por lei: aroeira (Miracrodrun urundeuva), braúna (Schinopsis brasiliensis), gonçalo alves (Astronium fraxinifolium), ipê (Tabebuia sp), angico (Piptadenia sp), amburana ou cerejeira (Torresea cearensis), pequizeiro Caryocar sp) Portaria nº 113/95-IBAMA e baru (Dipteryx alata Vog) portaria nº. 18/2002-N-AGMA.
As principais espécies vegetais,...
tracking img