Duvidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO FÍSICA

MOISES SILVA COSTA

JOSÉ WISTON DE SOUSA MARTINS

MOTIVAÇÃO PARA A PRATICA DO FUTEBOL

OUTUBRO/2012

1. APRESENTAÇÃO
O futebol teve sua normalização pelas escolas inglesas, mas o nascimento deste como esporte moderno se dá em 1863 com a criação da (Football Association- FA) que era a Associação de Futebol Inglesa, ele é um esporte que pode ser praticado por um numeroindefinido de participantes e de modos de se jogar como entre equipes, em duplas, em numero desigual e pode ser praticado em qualquer terreno ou local tendo uma bola de futebol ou muitas vezes um objeto esférico. Praticado pela elite das escolas inglesas teve seu olhar atraído não só a classe trabalhadora inglesa, mas também pelos que não tinham emprego, fato esse que contribuiu paraprofissionalização do mesmo já que a classe alta praticava menos e viu o risco de perder para aqueles que não tinham emprego e, portanto praticava mais que os da classe alta inglesa (REIS; ESCHER, 2005).
A chegada do futebol no Brasil acontece em 1894, quando Charles Miller chega da Inglaterra onde havia estudado trazendo de consigo o material e as regras de um esporte muito praticado na Inglaterra, (REIS,ESCHER, 2005).
O esporte foi adotado pelo povo brasileiro devido a quatro aspectos do esporte que se relaciona com a sociedade brasileira, o primeiro ponto é a questão da igualdade na pratica do futebol, pois quando duas equipes podem ser diferentes financeiramente mais na hora de se jogar as equipes se igualam trazendo um sentimento de não haver desigualdade no esporte. A segunda questão é o fatode o futebol ser praticado com os pés, e o povo brasileiro é cheio de ginga nos pés. O terceiro ponto é o papel do drible no futebol que nada mais é o fato de burlar uma defesa ou enganar um adversário, que associado à sociedade brasileira remete ao brasileiro com toda sua dificuldade em driblar os empecilhos que a vida coloca em sua frente. Já o quarto aspecto é a questão da permissão do futebolem um individuo expressar individualmente suas emoções com jogadas individuais, dribles e arrancadas (DAOLIO, 2003).
Segundo Samulski (2002), “a motivação é caracterizada como um processo ativo, internacional e dirigido a uma meta, o qual depende da interação de fatores pessoais (intrínsecos) e ambientais (extrínsecos)”. Segundo este modelo, a motivação apresenta uma determinada energia ou nívelde ativação direcionada a relação de comportamentos, intenções e interesses. A Educação Física é essencial para uma orientação adequada de motivação para os alunos, pois isso influencia muito o desempenho dos objetivos propostos. Neste sentido Knapp, citado por López Sáenz Buñuel, Ibáñez Godoy Giménez Fuentes Guerra (1999) afirmam que "motivação é o fator mais importante na aquisição de umahabilidade motora.”.
Na relação ensino/aprendizagem, em qualquer ambiente, a motivação se constitui num dos elementos centrais para o alcance do objetivo pretendido. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, Krug(2002) expõe que a motivação é fundamental.
Da motivação para a realização, Weinberg e Gould (2008) citaram quatro teorias que surgiram dos estudos nesta área. São elas a teoriada necessidade de realização, a teoria da atribuição, a teoria das metas de realização e a teoria da motivação para competência. A teoria da necessidade de realização é constituída por cinco componentes: aspectos da personalidade e motivos, fatores situacionais, tendências resultantes, reações emocionais e comportamentos relacionados à realização. Trata-se de uma visão interacional. Já a teoriada atribuição de causalidade está centrada na forma que os indivíduos explicam seus sucessos e fracassos. A teoria das metas de realização sustenta que para determinar a motivação de uma pessoa é necessário haver uma interação entre as metas de realização, a percepção de capacidade e o comportamento frente á realização. A teoria da motivação para competência defende que o principal fator da...
tracking img