Duroselle jean-baptiste. uma teoria baseada na história [fichamento]

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS 

DISCENTE: Wesley Alves de Oliveira RA: 4201212
DOCENTE: Prof. Dr. Héctor Luis Saint-PierreDISCIPLINA: Introdução às Relações Internacionais
CURSO: Relações Internacionais – 1º ano (Noturno)

Fichamento: DUROSELLE, Jean-Baptiste. Introdução: Uma teoria baseada na história IN: Todoimpério perecerá: teoria das relações internacionais. Brasília: Ed Universidade de Brasília, 2000. Páginas 17 – 40.


O autor inicia o texto apresentando a o tema: a definição clara e concisa daexpressão das relações internacionais. Ele tenta nos apresentar a situação das ciências humanas no geral (o estado empírico apesar de um enorme desenvolvimento descritivo e metodológico) e as barreiras doprogresso (dificuldade na formulação de leis que aportem necessariamente unanimidade) (páginas 17-18).

Desde o inicio do texto o autor deixa claro que pretende nos apresentar sua teoria das relaçõesinternacionais, que seria uma teoria baseada na história. Ele nos traz a diferenciação entre fenômeno e acontecimento, sendo o primeiro o objeto de estudo da ciência em geral, percebido pelos nossossentidos, direta ou indiretamente e independente do tempo e o segundo um fenômeno também, pois é igualmente objeto de estudo cientifico, porém sendo datado e, consequentemente, único e tendonecessariamente uma ligação com o homem, ou seja, tem que ter sido percebido por este. Este último ele nos apresenta como objeto de estudo especifico da história, nos apresenta os diferentes traços deixados eatitudes humanas em face do mesmo. Para ele, a compreensão das ciências humanas, em especial a história não deve se dar da mesma maneira que as ciências naturais, ele diz: “a verdade científica,qualquer que seja o objeto, é racional. Devemos, pois, estudar cientificamente o homem; este, porém, é uma mistura de racional e irracional.” (página 21) (páginas 18-20).

Quanto à relação entre a...
tracking img