Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para Durkheim, assim como a célula é um objeto de estudo para a biologia, os fatos sociais são o objeto de estudo da Sociologia. Para ele, fatos sociais são maneiras coletivas de agir, pensar esentir, impostas ao indivíduo pela sociedade. Todos os processos de interação humana são fatos sociais (língua, religião, leis, etc.). Possuem três características essenciais: generalidade (comum a todos),exterioridade (externo ao indivíduo e independente de sua vontade) e coercitividade (pressiona os indivíduos a seguir um comportamento social estabelecido).
Procurando garantir à Sociologia ummétodo tão eficiente quanto o desenvolvido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparadosindependentemente do que os indivíduos pensassem ou declarassem a seu respeito. Estas formulações seriam apenas opiniões, juízos de valor individuais que podem servir de indicadores dos fatos sociais, masmascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível ao cientista.
Para Durkheim, a Sociologia deveria ter ainda por objetivo comparar as diversas sociedades. Constituiu assim ocampo da morfologia social, ou seja, a classificação das espécies sociais. Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído da forma social mais simples, igualitária, reduzida a um únicosegmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos. Desse ponto de partida, foi possível uma série de combinações, das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e nopresente, tais como os clãs e as tribos.
Embora preocupado com as leis gerais capazes de explicar a evolução das sociedades humanas, Durkheim ateve-se também às particularidades da sociedade em que viviae aos mecanismos de coesão dos pequenos grupos, à formação de sentimentos comuns resultantes da convivência social. Distinguiu diferentes instâncias da vida social e seu papel na organização...
tracking img